Cumari: Câmara de Vereadores faz balanço anual. Ao todo, 45 Projetos de Lei e 63 requerimentos foram aprovados

09/11/2018

 

 

A Câmara de Vereadores de Cumari, no sudeste goiano, apresentou o balanço das ações e trabalhos desenvolvidos. De janeiro até este mês de novembro, foram aprovados 45 leis municipais e 63 requerimentos. Para o chefe do legislativo cumarino, Adelino Florisbelo da Silva Júnior (PDT), o sucesso da gestão do prefeito João Rios, também do PDT, tem a colaboração da Câmara Municipal. “Os projetos de lei e os requerimentos aprovados por esta Casa atenderam os anseios do município e contribuíram para que obras e serviços públicos fossem realizados neste mandato”.

 

 

 

Ele continua: “Quando a Câmara aprova o orçamento anual das receitas e despesas, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), está autorizando a prefeitura gastar com a máquina administrativa para investir nas prioridades públicas. Para que a máquina ande tem que ter o combustível e esse combustível, sem dúvida, é a Câmara com seus nove vereadores”.

 

O assessor jurídico da Câmara, Edilson Agapito da Silveira, corrobora a citação do presidente e afirma: “Não há oposição nesta Casa quando se trata do bem comum. Os projetos enviados pelo executivo e pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Ação Social, por exemplo, foram aprovados por unanimidade”.

 

O presidente também tece comentários sobre a atuação política dos vereadores. Ele ressalta que os edis foram eleitos para representar o povo e é exatamente isso que vêm fazendo. “Obviamente, alguns vereadores se expressam mais, usam a tribuna com mais frequência, outros são mais calados, mas nenhum foge do seu papel de legislar, fiscalizar, requerer e aprovar leis de interesse público”.

 

Todo cidadão tem direito às consultas públicas e Edilson observa que os documentos, leis e requerimentos estão disponíveis a todo interessado. Da mesma forma, todo cidadão tem o direito de acompanhar as reuniões. Para isso, basta comparecer toda terça-feira ao parlamento municipal e acompanhar o trabalho dos vereadores de perto.

 

Para o presidente, a participação popular é o grande motor da democracia e a Câmara Municipal é a casa do povo, lugar onde são debatidos e decididos temas de relevância para toda a comunidade. “É importante que o cidadão exerça o seu papel e participe das decisões, contribua na elaboração dos trabalhos dos vereadores que ajudou a eleger. Sugestões, ideias e críticas construtivas poderão ser convertidas em projetos. Todos estão convidados a participar das sessões da Câmara e acompanhar a pauta de trabalho dos vereadores”, pontua Adelino Junior.

Composição:

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Cumari é formada pela atual Mesa Diretora composta pelos parlamentares: Adelino Florisbelo da Silva Junior – Presidente, Jose Adalto Duarte – Vice-Presidente, Vilmar Assis Gonçalves - 1° secretário e Roselene Batista Rosa – 2ª secretária, Mara Andrea da Silva todos do PDT; Hernany Ferreira Gondim e Dr. Jales Abrão ambos do MDB, Olimar Martins da Cunha – Toquinho do Galixé e Weder da Silva Makhoul – Eder do Hanna filiados ao PTB.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '