Caiado define cinco pastas na estrutura do Estado

24/11/2018

 

Criação das novas secretarias, segundo Caiado, será compensada pela extinção das cinco extraordinárias, mantendo ao final o mesmo número de órgãos do primeiro escalão

 

 

 

O governador eleito de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) já bateu o martelo por cinco novas secretarias na estrutura do Estado: Agricultura, Cultura, Esportes, Indústria e Comércio, e Entorno do Distrito Federal. As mudanças serão compensadas, segundo ele, pela extinção das cinco secretarias extraordinárias - conforme antecipou o recentemente no dia 12/11 -, mantendo ao final o mesmo número de órgãos do primeiro escalão.

 

Caiado ainda avalia a possibilidade de recriação da Secretaria de Justiça para gerir o sistema prisional. Segundo ele, o caso é mais complexo e ainda demanda estudos por parte da equipe de transição.

 

As pastas de Agricultura e Cultura foram promessa de campanha do democrata. A primeira será desmembrada da atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). A SED passará a ser Secretaria de Indústria e Comércio.

 

As demais pastas foram decididas nos últimos dias em conversas do democrata com a equipe de transição e com especialistas.

 

Caiado critica as fusões realizadas em reforma administrativa de 2014 do então governador Marconi Perillo (PSDB). Segundo o governador eleito, as aglutinações comprometeram a eficiência das pastas, não garantiram economia e dificultam a captação de recursos da União e a apresentação de projetos. “Quero cada área em sua secretaria, todas com igual valor, e cada uma com atenção especial a seus projetos”, afirma.

 

Cultura e Esportes foram fundidas com a Secretaria de Educação também em 2014. Caiado diz que a pasta de Esportes tem papel fundamental no combate às drogas no Estado. “Conversei com várias pessoas da área, que dizem que tirou-se educação física das escolas, reduziu-se o estímulo aos esportes. Eu considero que, junto com a Cultura, os Esportes são armas muito fortes contra as drogas. Vamos promover eventos, torneios, com forte inserção no interior, atrair os jovens, estimular práticas esportivas e culturais. ”

 

Já a pasta específica para o Entorno tem a ver com os compromissos feitos na campanha de dar maior atenção à região, uma das mais carentes do Estado, e com conversas com o governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que Caiado apoiou no segundo turno das eleições. “Ou vamos levar a sério o Entorno ou vamos perdê-lo. É uma realidade totalmente diferente. A população não é assistida, a região é invadida pela criminalidade e há total ausência do Estado. É preciso haver mão forte do governo”, afirma o democrata. Questionado se não seria mais adequada uma pasta de desenvolvimento regional, que atenda também outras regiões carentes, Caiado respondeu: “Para entender a criação de secretaria específica, eu convido que deem uma volta comigo pelas cidades do Entorno. É um quadro muito diferente”.

 

Ainda não há previsão de enviar o projeto de reforma administrativa para a Assembleia Legislativa. Caiado diz que ainda há muito tempo antes do recesso dos parlamentares, previsto para o dia 20 de dezembro.

 

 

Equipe

Conforme informou a reportagem no domingo, Caiado reafirmou que deixará a definição da equipe para dezembro. Ele viajará esta semana à Inglaterra para evento sobre gestão pública e desenvolvimento educacional realizado pela Fundação Lemann e só retornará ao Estado no dia 1º.

 

O governador eleito afirma que não tem pressa na definição e que prioriza o fim dos trabalhos da equipe de transição, de diagnóstico da situação do Estado e principais desafios para o início da gestão. Ele afirma estar conversando com especialistas de cada setor, mas é cauteloso para fazer as melhores escolhas. Os primeiros nomes devem ser anunciados na primeira semana do mês. (Fonte: Por: Fabiana Pulcineli / Jornal O POPULAR)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '