Catalão: Programa Limpeza de Lotes Baldios é pra manter cidade limpa

18/01/2019

A Prefeitura de Catalão através da Secretaria da Municipal de Transporte, Pavimentação e Infraestrutura começou nesta quinta-feira (17/01) o Programa de Limpeza de Lotes vagos na cidade. A ideia é fazer valer o Código de Posturas do Município. A partir de agora terrenos baldios em situação precária e de abandono com mato alto e até entulho receberão limpeza. O serviço será executado com maquinário e funcionários da própria Prefeitura, porém, a conta será cobrada junto ao IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) por lote, de cada proprietário.

 

 


O pontapé inicial desse programa foi dado hoje. O mutirão teve início no bairro Santa Helena. Todas as máquinas da Prefeitura e centenas de servidores começaram a limpeza bem cedo. Com tratores, caminhões e equipamentos manuais os funcionários faziam a poda, capina, roçagem e a limpeza geral dos terrenos no bairro. 


Imprensa, moradores e até comerciantes acompanharam a execução do serviço e elogiaram a iniciativa da Prefeitura. “Eu fico muito feliz de ver a Prefeitura fazendo isso. Nós temos comércio aqui há mais de cinco anos e várias vezes encontramos escorpiões, ratos aqui dentro da loja. As pessoas deixavam de vir aqui até porque o mato alto escondia nosso comércio”, disse João Batista, comerciante.


Além de apoiar a iniciativa da Prefeitura, Hélio Oliveira que também é comerciante e morador do bairro, concordou com o fato de que a cobrança seja feita aos donos de cada lote que não realiza a limpeza por conta própria. “Eu acho louvável o que a Prefeitura está fazendo. Penso que o dono de cada lote tem obrigação de cuidar da sua propriedade, deixar limpo e organizado. E se o dono não faz isso, mais do que justo a Prefeitura fazer a cobrar a conta dele. A Prefeitura está de certa forma pressionando, tentando chamar a atenção, educar esse dono e por outro lado cuidando da saúde da população”, destacou ele.


O secretário de Transporte e Infraestrutura Luís Severo, aproveitou para lembrar que atualmente existem em média 15 mil terrenos baldios na cidade. Segundo ele a limpeza de lotes particulares não é responsabilidade da Prefeitura e que mesmo assim agora o município fará. Além disso, explicou que a cobrança é legal e o valor vai depender do tamanho de cada lote e do tipo de serviço que for realizado em cada área. As despesas serão cobradas junto ao IPTU.(Com informações da SECOM da Prefeitura de Catalão)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '