Catalão: Adib quer relatório quadrimestral sobre atividade mineral

30/01/2019

 

 

 


Durante entrevista coletiva em seu gabinete nesta segunda-feira (28), o prefeito de Adib Elias (MDB), coordenador da campanha de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo de Goiás, anunciou a oficialização de solicitação às empresas de mineração que atuam no município.

 


No documento, assinado também em nome da Câmara Municipal de Vereadores, Adib determina algumas ações que precisam ser tomadas pelas mineradoras. "Quando aconteceu aquele episódio em Mariana, fizeram averiguação de todas as represas naquela época, e estava tudo certo. Agora aconteceu em Brumadinho, e como eu tenho muita responsabilidade, eu fiquei pensando o que eu como prefeito, juntamente com a Câmara, deveríamos fazer na tentativa de evitar um rompimento aqui", introduziu o prefeito.


Adib confirmou ainda que recebeu o convite das empresas para visitar a planta das barragens, mas que preferiu não ir ate lá por considerar ''uma atitude eleitoreira". "Estamos entregando a Secretaria do Meio Ambiente de Goiás e Catalão, uma solicitação as três mineradoras: Moisaic, Niobras e CMOC para que elas, de quatro em quatro meses, entreguem à prefeitura e a secretaria do meio ambiente de Goiás e Catalão, um relatório técnico informando a condição das três represas de rejeitos que elas administram", explicou. 


O prefeito relatou ainda que procurou a Dr. Débora Mamede e Procurador do Município, Leonardo Oliveira Rocha, para que fosse tomada uma decisão de caráter oficial. "Todo mundo sabe as dificuldades que eu tenho com o setor mineral, e mais uma vez a imprensa precisa estar desse lado. (...) Eu estou brigando pelos interesses que nós temos, estamos recebendo o Importo Sobre Serviço [ISSQN] dos últimos cinco anos, mas perdemos os outros para trás, portanto iremos também continuar na luta para receber os R$ 200 milhões de reais que essa cidade tem que receber", completou.


Em cinco requerimentos, o prefeito solicita as informações quadrimestrais a partir da publicação. "Em 2017 eu recebi todas as informações em relação as barragens, mas não quis fazer uma visita para dar cunho eleitoreiro na minha situação, apenas entendi e chamei a procuradoria para que fizesse um requerimento para cada uma das mineradoras, para que de 4 em 4 meses, na Mosaic, Niobras e CMOC International, possamos ter o privilégio de nunca acontecer uma catástrofe do tamanho da que aconteceu em Mariana e em Brumadinho", concluiu Adib.


Questionado pela imprensa no local sobre o envio desses requerimentos à Brasília (DF), o prefeito disse que a prioridade no momento é tornar público para a cidade de Catalão a verdadeira situação das barragens existentes no município. (foto e texto: Carlos Duarte)

.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '