Fernando Netto deixa secretaria de saúde e diz que estar à disposição do grupo como: soldado e militante para dar a sua contribuição

10/03/2019

 

 

Em entrevista ao Portal Serra Dourada News, o ex-secretário de saúde de Catalão, Dr. Fernando Netto Lorenzi, falou das motivações que o levaram a deixar a pasta e da relação do município com a gestão na Atenção Básica de Saúde. 

 

 

 

Na conversa, o ex-secretário Dr. Fernando Netto Lorenzi agradeceu à Câmara Municipal de Vereadores de Catalão pelo apoio aos projetos e lamentou por não ter sido didático para explicar o que é saúde pública. “É uma gestão a três mãos, ela cabe ao Município ao Estado e a União, ao município, constitucionalmente, a ação básica na saúde, então se o município cumprir, ele cumpre seu papel, portanto o atendimento básico consiste no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, Campanhas de Vacinação, de Combate a Dengue, Floração de Dentes Nas Crianças, aí cabe ao município fazer isso”, falou.

 

Ainda de acordo com Dr. Fernando, o município de Catalão ‘extrapolou’ em certas determinações, principalmente com a criação do Materno Infantil, do Pronto Socorro da Santa Casa, UTI Neonatal e o Centro de Especialidades dentro da UPA. “Estamos extrapolando, pois cabe o Estado e a União à complementação de tudo isso”, disse.

 

Fernando continuou dizendo que ‘nunca deixou ninguém sem amparo’, até mesmo aqueles que viajam até Goiânia, ou precisam realizar operações oculares, neurológica e até antibióticos. “Agora, um dia como hoje, sabe quando as pessoas foram para Goiânia nos nossos carros? 70 pessoas, em busca de tratamento de saúde, viajando nas nossas vans, na nossa ambulância, recebendo alimentação, leito para dormir, transporte dentro de Goiânia, então tudo isso sendo feito a gente ainda recebe muita crítica, eu até aceito, desde que não seja de forma irresponsável”, defendeu.

 

Em relação à oposição política ao prefeito Adib Elias Junior, o ex-gestor da área da saúde os classificou como ‘vermes em busca de votos’. Para Dr. Fernando, são vereadores que nunca o procuraram para conversar, e que sem política, eles não sobrevivem. “Fazem uma oposição inconsequente e irracional que quer levar pânico para a sociedade”, diz.

 

Questionado sobre os motivos que o fizeram deixar a pasta, Fernando disse que, geralmente, isso acontece por atitude de corrupção, ameaça de prisão, etc., mas que neste caso, foi para deixar o prefeito Adib à vontade, pois entende que a saúde é prioridade 0, antes da 1.

 

O médico cardiologista disse que, no dia-a-dia da secretaria de saúde, cresceu como ser humano. “Não saio chateado, depois te mostro a relação das pessoas que me ligaram me agradecendo, posso lamentar de não ter dado conta de programar tudo àquilo que era meu sonho, mas saio satisfeito”, ressalva Dr. Fernando Netto.

 

Por fim, Dr. Fernando afirma que está à disposição do grupo como: soldado e militante para dar a sua contribuição da maneira que for necessária.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '