Parlamentar denuncia existência de funcionário fantasma na Câmara de Catalão

22/03/2019

 

Na sessão de inauguração do plenário Júlio Pinto de Melo, na Câmara Municipal de Catalão, o vereador Cleuber Vaz (PTC) denunciou a lotação de funcionários fantasmas na Casa Legislativa. O parlamentar encaminhou á denuncia ao Presidente da Câmara, vereador Helson Barbosa – Caçula.

 

 

 

Segundo a sustentação de Cleuber, ‘existe servidor batendo o ponto de bermuda, ainda, na companhia de um menino’. “Percebo que está acontecendo abusos, têm servidor comissionado registrando a biometria de bermuda, às vezes vêm na companhia de um menino, bate o ponto e vai embora”, apontou Cleuber.  Ao concluir sua fala, Cleuber Vaz disse que a situação envolvendo servidores fantasmas deve servir como exemplo para que os próprios vereadores investiguem outras irregularidades.

 

Em resposta, o Presidente da Câmara, vereador Caçula, disse que sua função não é a de ‘vigiar’ ninguém, e que isso é cabível ao departamento de Recursos Humanos. “São mais de 100 servidores entre efetivos e comissionados, enquanto Presidente não vou ficar vigiando ninguém. Temos nosso departamento de RH que também trabalha muito, e eu entendo que não é minha função ficar vigiando quem está batendo o ponto ou quem não está”, respondeu Caçula.

 

A manutenção de funcionários fantasmas em órgãos públicos enquadra no crime de peculato, previsto no Art. 312 do Código Penal. O texto prevê que ‘apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio’. A pena é de reclusão, de dois a doze anos, e multa.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '