7ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Três Ranchos

24/03/2019

 

 

Conferência tem como público alvo os profissionais da área da saúde e também é aberta a população.

 

 

 

A Prefeitura de Três Ranchos, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no plenário Ranulpho Nascimento da Câmara Municipal na tarde da última quinta-feira (21/3), a 7ª Conferência Municipal que faz parte da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

 

O tema debatido é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. A conferência que tem como público alvo os profissionais da área da saúde também é aberta a toda população interessada no tema.

 

O objetivo é avaliar a situação da saúde do município e fazer propostas para melhorar a política de saúde para os próximos quatro anos. As propostas apresentadas nesta conferência ajudarão a formar a base para que o Governo Federal monte as políticas públicas para a saúde.

 

Durante a Conferência foram discutidos quatro eixos temáticos: “Sociedade Civil Organizada e o seu papel diante dos Conselhos”, “O Exercício da Representatividade”, “O papel deliberativo e fiscalizador dos Conselhos” e “Monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde".

 

A secretária de Saúde de Três Ranchos, Jane Lisandra Felipe de Souza, salientou que todas as políticas públicas dos próximos anos vão sair das conferências: “É fundamental que os triranchenses coloquem suas perspectivas, anseios e críticas para que haja uma melhoria no sistema de saúde e assistência social. O país passa por um momento de grande dificuldade financeira, então é importante consolidar o que já avançamos’. A gestora de saúde ressalvou também os avanços da Saúde durante o período da atual gestão, ano a ano, reafirmando que mesmo com o período de piora nas contas públicas, a Saúde em Três Ranchos conseguiu, através de muito trabalho, importantes passos".

 

O evento buscou ampliar o debate em torno do tema principal, trazendo questões para impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS e SUAS, avaliar a organização e funcionamento do Sistema Local de Saúde e dos Programas Sociais por meio da prestação de contas do atual mandato administrativo, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, e fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade, propondo diretrizes para o fortalecimento dos Conselhos de Assistência Social para que faça avançar o SUAS em Três Ranchos.

 

O prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa que estava em viagem fora da cidade, foi representado pelo presidente da Câmara de Vereadores Vinicius Calaça Soares,  a 1ª dama Alexandra Custódio foi representada pela diretora do CRAS Danilla Viera da Silva Wanderley. A 16° Conferência Nacional da Saúde de Três Ranchos contou com dezenas de participantes, entre eles autoridades do município e comunidade. (texto: Carlos Duarte / Imagens; =Kesley Araújo para o Portal Serra Dourada News)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '