Senador Vanderlan Cardoso lamenta demissões em mineradora de Minaçu, Região Norte de Goiás

06/06/2019


 

 

 

Vanderlan explica que todos os trabalhadores da empresa foram demitidos pela falta de uma decisão do STF à respeito da extração e processamento do amianto para a exportação

 

 

 

 

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) lamentou nesta segunda-feira (3), em Plenário, a demissão de todos os funcionários da mineradora Sama, que produz amianto, em Minaçu. Segundo o parlamentar, a medida foi motivada por decisão judicial, baseada em estudo científico antigo que concluiu que a matéria prima é prejudicial à saúde dos trabalhadores, sem levar em conta os avanços tecnológicos na área.

 

Vanderlan lembrou que o amianto extraído em Goiás é do tipo Crisotila, já comprovado que pode ser manuseado com segurança, sem risco para os trabalhadores. “O Crisotila é derivado do magnésio, com uma fibra macia e fácil de ser expelida pelo organismo. Mas o principal é que o trabalhador não entra em contato com a fibra, portanto não há risco”, pontuou.

 

Na opinião do senador, essas questões judiciais envolvendo empresas devem ser analisadas com cautela, para assegurar que os empregos sejam preservados. Segundo Vanderlan, a ação prejudicou principalmente o município, que vivia em torno da atividade mineradora. “A demissão dos trabalhadores vai provocar um efeito cascata que prejudica todo município. Estão acabando com Minaçu”, reclama.

 

O senador lembrou como um País de primeiro mundo lida com questões envolvendo empresas e empregos. “Nos Estados Unidos e em países desenvolvidos, quando uma empresa faz o que essas empresas fizeram, os donos dessas empresas vão para a cadeia. Vão pagar, como aconteceu com a OAS, Odebrecht e tantas outras. Mas as empresas e os empregos são sagrados. Aqui no Brasil eles acabam com a empresa e quem mais sofre são os trabalhadores”, disse.(Com informações da Agência Senado)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '