Em apenas seis meses, Governo de Goiás registra queda histórica nos índices de criminalidade

02/07/2019

 

 

Governador Ronaldo Caiado apresentou balanço da Segurança Pública, com destaque para a apreensão de mais de 36 toneladas de entorpecentes e a redução recorde nos índices de crimes violentos: queda de 42,47% nos homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte

 

 

 

 

 

Reduções nos índices de crimes violentos nunca antes registradas no Estado de Goiás. É o que mostra o balanço dos seis meses de gestão da Secretaria de Segurança Pública do Governo de Goiás, divulgado nesta segunda-feira (1°/7), na sede da Fundação Tiradentes. Dentre os vários índices de maior expressão está o de apreensão de entorpecentes, que alcançou um recorde histórico: mais de 36 toneladas de drogas apreendidas de janeiro a junho, o que representa um aumento de 140% em comparação com o mesmo período do ano passado.  

 

Diante de uma platéia composta em sua ampla maioria por policiais, Caiado congratulou os presentes. “Vocês conseguiram, em tão pouco tempo, transformar o Estado de Goiás em um local seguro e onde a Segurança Pública, hoje eu tenho orgulho de dizer, é uma referência nacional no padrão de eficiência, determinação e preparo das nossas tropas e da área da inteligência e da integração entre todos os serviços”, elogiou.

 

O levantamento mostra que, em seis meses, o número de roubos de veículos registrou queda de 59% e o de roubo de cargas caiu 66% no Estado. A redução de roubos de instituições financeiras passou dos 70%. Apenas no mês de junho de 2019, houve redução histórica dos crimes violentos letais intencionais, com queda de 42,47% nos homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. É a primeira vez que estes índices apresentam patamares de queda tão expressivos em Goiás. 

 

“Temos que deixar esses dados aqui bem expostos para todos verem. Nenhum outro Estado tem apresentado um gráfico como esse no País. São índices impressionantes! Todos os crimes caíram em Goiás e em percentuais altos: 40%, 50% e até 60%. Em todas as ações, as forças de segurança do Estado atuaram com competência, inteligência e integração. As Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e os agentes prisionais estão cumprindo à risca sua missão. Se vocês continuarem como estão, não terá nenhum Estado da federação a atingir patamares tão importantes como esses”, vibrou Caiado.

 

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, atribuiu o ótimo desempenho à autonomia e apoio de Ronaldo Caiado. “Esses números não seriam alcançados se a gente não tivesse a liberdade que estamos tendo para trabalhar. Um apoio incondicional do governador às nossas ações, sempre deixando claro que o nosso limite, o único limite, que é o limite da lei. E o senhor e a primeira-dama podem ter a tranqüilidade de que nós estamos cumprindo rigorosamente”, garantiu Rodney.

 

Além da primeira-dama Gracinha Caiado, também acompanharam a solenidade o deputado estadual Diego Sorgatto, o tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); Coronel Renato Brum (Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás); coronel Dewislon Adelino Mateus (comandante de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás - CBMGO); coronel Wellington de Urzêda Mota (Diretoria Geral de Administração Penitenciária - DGAP); secretários Antônio Carlos Neto (Agricultura) e Valéria Lopes (Comunicação), além de demais agentes e representantes da Segurança Pública.

 

V

Outra novidade anunciada durante a solenidade é a disponibilização para toda a sociedade goiana de uma inovadora forma de consulta dos indicadores de criminalidade e produtividade no Estado para dar ainda mais transparência e credibilidade às informações. A nova plataforma on-line pode ser acessada no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás (SSP) e dispõe de todos os crimes cadastrados nos bancos de registros a partir de janeiro de 2017. Também oferece uma análise criminal sobre a natureza consultada, indicando por exemplo o local, horário e o dia da semana de maior incidência, dentre outras informações.

 

A nova ferramenta foi totalmente desenvolvida pela SSP, por meio de um trabalho conjunto do Observatório de Segurança Pública e da Gerência de Tecnologia da Informação. Ela é utilizada com frequência pelas forças de segurança pública como fator de tomada de decisão e como principal ferramenta da gestão estratégica para o desenvolvimento de ações tático-operacionais e a elaboração de políticas públicas e a análise das estatísticas.

 

Os 3 I’s

Outro aspecto fundamental para a conquista de avanços tão significativos na área é a aplicação do chamado “3 I’s” – Integração, Inteligência e Integridade. As Forças de Segurança de Goiás estão atuando de forma integrada, nos níveis estratégico, tático e operacional, dentro do modelo de Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública (RISP´s e AISP´s), com indicadores de criminalidade monitorados semanalmente. Também há integração de toda a tecnologia da informação das Forças de Segurança e unificação dos dados criminais, bem como acesso em tempo real pelos agentes de segurança aos dados criminais e civis de indivíduos abordados. “Nós deixamos a vaidade de lado. Buscamos parceria com a Polícia Federal e com o Ministério Público, para que pudéssemos ter o maior nível de informações”, salientou Caiado.

 

Outra cruzada tem sido o combate à corrupção e ao crime organizado. Caiado reiterou que ninguém estará imune ao cumprimento das normas legais, e que o apadrinhamento de governo e políticos não será admitido em hipótese alguma. “Onde tiver identificado o crime e a corrupção, serão punidos no rigor da lei. Seja operação na Secretaria de Fazenda, Detran, Ipasgo, Saneago, seja aonde for. Hoje o cidadão sabe que não admitiremos mais ninguém exercer o seu cargo para poder usufruir dele em benefício pessoal. A esperança de um povo recai sobre seus líderes. O povo paga impostos; o Estado não tem dinheiro, o dinheiro é do povo do Estado de Goiás. E um compromisso que eu assumi com todos é que eu jamais desonrarei o voto de um goiano e jamais colocarei dúvidas à transparência e seriedade da gestão do nosso governo”, pontuou.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '