Vereadores de Três Ranchos aprovam LDO 2020

04/07/2019

 

Na sessão do último dia 03 de junho, na Câmara de Três Ranchos, o Presidente da Casa, vereador Vinícius Calaça Soares - Calacinha, colocou para segunda discussão, o Projeto de Lei 05/19, de autoria do executivo, e que dá denominação de “Gilvânia Bernardes Silvério” ao CAPS de Três Ranchos. O PL foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares, sem discussão.

 

 

 

Em seguida, o presidente Vinicius Calaça colocou em estudo o Projeto e Decreto Legislativo MD nº 01/2019 de 30 de maio de 2019 para que seja aprovado pela casa o balancete geral da Prefeitura de Três Ranchos GO do ano de 2017. O projeto, junto do decreto, será votado no prazo de 60 dias, sendo então, no próximo dia 26 de agosto.

 

Na sessão, o vereador Diego Carvalho Guedes solicitou à Prefeitura, por meio de requerimento, que seja feito estudo para coleta dos resíduos de peixe, da empresa do Sr. Sérgio Parada.

 

“Estou aberto as opiniões e ideias para futuramente reaproveitar o resíduo. Já está sendo feito um estudo para elaborarem um projeto futuro de industrialização de ração por exemplo, e utilizar o produto para agregar mais valor ao município. Contudo, por enquanto é um material dificílimo de manusear, e a solução mais rápida e viável agora é descartar esse material, com apoio da prefeitura”, justificou Diego. O requerimento do vereador foi aprovado por unanimidade.

 

O ofício da ex-vereadora Evamberta Ornelas, encaminhado para a Comissão Mista de Participação Legislativa Popular, pediu aos membros da comissão que analisem a possibilidade de apresentar por meio de requerimento, ou outro instrumento legal, para discutir a implantação de execução de serviços de coleta de lixo, em específico os lixos domiciliar, bem como agulhas e vidro de vacinas que são utilizados nos animais, e lixos agrotóxico, na comunidade Bota Fogo e região, localizada na zona rural de Três Ranchos.

 

O vereador Leomar Pereira solicitou a assessora jurídica da Câmara, para que encaminhe ofício a Secretária Municipal do Meio Ambiente, para ir até a comunidade Bota Fogo, verificar o que ocorre no local e orientar a comunidade sobre a coleta e depósito de lixo agrotóxico.

 

O vereador Mardon Cleib da Silva informações da secretaria de educação sobre a demolição da Escola Carlitinhos. Mardon também questionou a secretaria de saúde sobre o recolhimento dos vasilhames da vacina e disponibilização de remédios.

 

João Balbino, informa que recebeu informações de políticos da cidade vizinha de Ouvidor, e entrou em contato com os vereadores, pois gostaria de saber de o prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon, havia feito algo em comemoração ao dia do trabalhador na cidade. “O Sr. Hugo fez doação no valor de R$ 1.500,00 (um mil quinhentos reais) para pagar o palco da festa realizada em Ouvidor, e mais diversos brindes, então eu peço que o prefeito faça primeiro as tarefas de casa, proporcionando lazer e benefícios solidários aos funcionários de Três Ranchos”, disse.

 

Na sessão do dia 10 de junho, a discussão foi sobre o PL 03/19, que trata das diretrizes para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem. O único a comentar foi o vereador Mardon, dizendo que os requerimentos estão em perfeito ordem, mas ‘nem tudo que está escrito nestes papéis serão perfeitamente aplicáveis na prática’. Com ausência do vereador Wagner Carlota, o projeto também foi aprovado.

 

O presidente continuou colocando em votação o requerimento do vereador João Balbino Rosa, para que o prefeito observe a possibilidade de oferecer bolsas universitárias direcionadas a estudantes de baixa renda residem em Três Ranchos.

 

“Os jovens são o futuro do país, e apoiá-los nos estudos será um investimento imensurável ao município, visto que proporcionará futuros profissionais da educação, da saúde, do direito, e demais áreas que beneficiarão o desenvolvimento da cidade”, sustentou João Balbino.

 

O vereador Leomar relembrou a época em que o município fazia o custeio das bolsas, e disse que o município vive uma situação precária. “Atualmente, a realidade financeira do município é precária, visto que existe muita demanda e pouco recurso, então não é viável agora pagar esta bolsa pois levaria a um colapso financeiro na prefeitura”, falou, declarando-se, ainda, favorável ao requerimento.

 

No dia 17, em nova sessão, o projeto 03/19, da LDO, voltou novamente ao plenário. Os parlamentares o aprovaram em segunda votação, sem discussão.

 

No espaço de fala, o vereador José Luiz  do Nascimento comunicou que a equipe de saúde da deputada federal Flavia Moraes deve chegar a cidade nos próximos 10 dias. Mardon Cleib falou sobre a compra de medicamentos para a farmácia popular. Segundo a sugestão dele, ‘é fundamental que se compre em grandes quantidades, pois enquanto a população espera a próxima compra ainda terá remédio na

farmácia.

 

Por último, o presidente Vinicius Calaça reforçou também o pedido do ofício para reunião extraordinária do conselho municipal de saúde e ainda comunicou que está colhendo informações e providenciando o reconhecimento do autor da bandeira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '