Inauguração de leitos amplia atendimento de saúde em Goiás

26/07/2019

 

 

Crer recebe mais 20 leitos, destinados para pacientes goianos em reabilitação e tratamento cirúrgico e também de outros Estados

 

Com intuito de ampliar a capacidade de atendimentos no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), foram inaugurados pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Ismael Alexandrino, e o governador Ronaldo Caiado, 20 novos leitos destinado a reabilitação e tratamento cirúrgico, na manhã desta terça-feira, 23.

 

 

 

 

 

A unidade, referência nacional no atendimento a pessoas com deficiências, ganhou 15 novos leitos para pacientes em reabilitação e 5 para pacientes em tratamento cirúrgico no hospital. Para Alexandrino, essa ampliação colabora com a redução das filas de pacientes que aguardam por atendimento no Crer. “Nós apoiamos e trabalhamos para essa ampliação nessa unidade, que impacta positivamente a saúde em Goiás, atendendo goianos e outros pacientes vindos de diversas regiões do País”, avaliou

 

Os leitos já estão em operação há 25 dias, instalados no Posto 4. Desde então, 26 pacientes foram assistidos. Com os novos leitos haverá um aumento de 193 novas saídas hospitalares na unidade, que saltará de 570 para 763 por mês. Alexandrino ressalta que são quase 2 mil pessoas impactadas positivamente por dia no hospital, com mais de 4 mil procedimentos, entre consultas, exames e outros tratamentos. “Olhar para a saúde da população e oferecer essa ampliação demonstra que fazemos uma gestão humanizada, beneficiando famílias e dando oportunidade de vida para os usuários”, enfatizou.

 

Para o governador Ronaldo Caiado, investir numa unidade de saúde como o Crer é oferecer tranquilidade para as famílias goianas que podem contar com esse tipo de atendimento em Goiás. “Esse é um hospital de referência nacional e, como médico ortopedista, posso garantir que aqui trabalham profissionais altamente capacitados com todo aparato que um hospital pode oferecer”, disse. Caiado lembrou ainda que o centro traz perspectiva de melhora na saúde e na reinserção social dos usuários que, a partir da reabilitação, voltam a praticar suas atividades. “Além dos investimentos em nossas unidades da capital, também estamos focados na regionalização da saúde, ampliando nossa rede para o interior de Goiás”, acrescentou.

 

Referência nacional

 

O Crer é o primeiro hospital de reabilitação do País e a primeira unidade pública do Centro-Oeste com certificado de Acreditação em Excelência - Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA-3). Desde sua abertura, em 2001, realizou quase 17 milhões de atendimentos. Para Sérgio Daher, superintendente da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir) – organização social que faz a gestão do hospital desde sua inaguração –, este é um momento de agradecer os olhares dos gestores para a ampliação na unidade.

 

Sérgio Daher lembrou que o crescimento do hospital se deve a um conjunto de pessoas e ações que possibilitam a excelência dos serviços e agradeceu ao empenho do secretário Ismael Alexandrino na condução dos recursos financeiros a unidade. “O apoio da bancada goiana no Congresso Nacional está possibilitando essa ampliação, que atenderá milhares de goianos”, comemorou.

 

A destinação de emendas parlamentares dos deputados goianos foi fundamental para a efetivação desses novos leitos, que custaram. Com o montante de R$ 1,4 milhão, foi realizada a reestruturação física e a compra de equipamentos, totalizando agora 176 vagas de internação no hospital. Alexandrino lembrou que está em constante diálogo com os representantes de Goiás em Brasília e que empenha esforços para novos recursos. “Além das emendas parlamentares, também trabalhamos junto ao Ministério da Saúde para captação de novos recursos, dando mais fôlego para a SES conduzir as ações de saúde”.

 

Visita à rede

 

Ainda nesta manhã, Ismael Alexandrino e Ronaldo Caiado visitaram os leitos pediátricos inaugurados em abril no Hospital Estadual de Urgências Dr. Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e que dão suporte aos atendimentos ao Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI). Durante a visita, Caiado anunciou que, em até 120 dias, devem ser inaugurados mais 70 leitos no Hugol, contemplando a área de cardiologia. “Os 55 leitos inaugurados em abril já beneficiaram 491 crianças, e nesses novos leitos que vamos inaugurar serão atendidos problemas cardíacos, expandindo os atendimentos no Estado”, disse.

 

Fotos: Erus Jhenner

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '