Instituto João Margon Vaz é inaugurado em Catalão

17/08/2019

 

 

Na tarde de quarta-feira (14/08) foi inaugurado o Instituto João Margon Vaz, projeto este idealizado pelo ex-prefeito Haley Margon Vaz, com o intuito de levar capacitação aos jovens e trazer para Catalão um centro de discussão sobre a qualidade de ensino, visando elaborar medidas para que o ensino do município seja de alta qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O diretor do Instituto João Enéas Bretas Netto, lembra a importância de João Margon na cidade de Catalão e na vida de muitos que ali estavam e que foram beneficiados pela humildade e generosidade de sempre. Ele contou que uma de suas marcas foi de ajudar o próximo, em muitos casos tirava de recursos próprios para colaborar na formação de pessoas que não tinham condições de arcar com os estudos. "Um homem extremamente humilde. No seu escritório de trabalho frequentava pessoas da sociedade, advogados formados, Juízes de direito, mas também frequentava o homem da roça e ele dava toda a atenção.

 

E ele ajudou a formar médicos, advogados e demais profissionais aqui em Catalão, com recursos próprios. Realmente uma pessoa fantástica". O diretor lembra que João Margon era uma pessoa amante da política, sendo figura participante por muito tempo na política de Catalão. "João Margon era um homem muito dotado de um senso político muito grande. Ele participou ativamente da vida política aqui de Catalão, desde que chegou aqui. E o interessante nessa vocação política dele, ele jamais galgou altos postos, mas sempre orientava alguns daqueles que com ele convivia".

 

O prefeito Adib Elias presente na inauguração do Instituto, relembrou e agradeceu a professora Maria Cassimiro pela implementação do Campus da UFG em Catalão. "A nossa professora que é responsável, muito grande pela instalação da Universidade Federal aqui na cidade de Catalão, Professora Maria Cassimiro meu respeito e minha admiração e a certeza de que a senhora também será sempre lembrada por tudo isso que a senhora ajudou a construir nessa cidade". Adib salienta a importância de Haley Margon para a história de Catalão, personalidade sempre presente na construção da grande e importante cidade que se tornou Catalão no estado. "Você foi construtor de uma grande cidade, tudo que tem aqui nessa cidade de Catalão você participou, como prefeito, como conselheiro ou como amigo dos prefeitos. Você é construtor de uma grande família, construtor de uma cidade e agora você vai ser um construtor de homens na cidade de Catalão com esse Instituto João Margon, que você entrega para a cidade de Catalão".

 

O Instituto foi construído e mobilhado com a ajuda de amigos e do prefeito Adib. Haley Margon teve o terreno doado pela prefeitura para a construção do instituto e com a venda de terrenos de sua propriedade conseguiu financiar a construção do Instituto. Haley é uma pessoa muito respeitada dentro de Catalão, um homem ativo dentro da família e da cidade sempre à procura de melhorias para aqueles que estão ao seu redor e ao município de Catalão e o seu neto Rodrigo Ramos Margon Vaz, superintendente da SAE, fala um pouco da personalidade do Avô. "Ele transita livremente em ideologias, partidos, grupos e sempre muito respeitado e admirado por todos, o destemor dele a ousadia a vontade de ser o ente modificador na sociedade, meu avô sempre se propôs desde o início a modificar tudo ao seu entorno”.

 

De Brasília através do secretário parlamentar Rômulo Barbosa, do deputado federal Mario Shinaer mandou seu apoio a Haley e seu Instituto. Rômulo através de um vídeo diz que será um funcionário voluntário do instituto em Brasília. “Quero cumprimentar em voz alto o meu companheiro político Haley Margon Vaz, que inaugura o nosso instituto ‘Professor João Margon Vaz’. É o momento da cultura regional e da cultura de Catalão”, disse.

 

Rômulo ainda garantiu que será um parceiro do instituto em Brasília, o que chamou de “funcionário voluntário do instituto”. “Mais importante ainda é que serei o representante do instituto na esfera federal em Brasília, conte com meu apoio, com tudo que eu puder levar em benefício do seu instituto, e a partir de agora serei funcionário voluntário do instituto, vamos levar a cultura nossa por todos os cantos desse país”, completou o chefe de gabinete.

 

Segundo Haley Margon, o instituto tem a proposta de fazer uma discussão com pessoas mais qualificadas, identificando dificuldades no ensino público e agindo para reverter possíveis avaliações negativas em pesquisas nacionais e internacionais.

 

“O instituto se propõe a ser um fórum de debate e de experiência, por isso buscamos nas escolas públicas, professores qualificados, para que possamos ensinar e ainda buscar aprender como ensinar. O instituto é dotado de todo equipamento, de tudo que vai precisar para melhorar a qualidade do ensino e eu acho que nós vamos chegar onde queremos”, explicou o ex-prefeito.

 

Ainda de acordo Haley, todo material, incluindo transporte, uniforme, alimentação e professores, são oferecidos de forma gratuita. “Nós estamos colocando todo o material a disposição dos alunos, pois entendemos que o ensino precisa ser de tempo integral, então temos segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado. Também não estamos preocupados em formar pessoas no ensino formal, mas que as pessoas tenham uma orientação cívica, moral, e um aprendizado da mais alta qualidade sobre o que ele vai enfrentar no mundo”, enfatizou Haley.

 

No início, o local será mantido com recursos de Haley e da família. Ele garante que o espaço tem condições de sobreviver sozinho, mas destaca que, com o tempo, haverá parcerias bem-intencionadas. (texto e fotos: Carlos Duarte para os Portais Serra Dourada News e Revista Municípios do Brasil)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '