OAB Catalão promove manifestação pedindo TJ, designação de mais juízes para a comarca

30/08/2019

 

À reportagem, Thadeu Aguiar citou principais objetivos da mobilização

 

 

 

 

 

 

 

 

Na manhã desta quinta-feira (29/8), em frente ao Fórum da Comarca de Catalão, mais de 150 advogados participaram de um protesto contra o descaso do Tribunal de Justiça de Goiás com a comarca, diminuindo a quantidade de processos e dando agilidade aos tramites que, segundo a OAB, chegam a demorar até quatro anos devido à sobrecarga.

 

“Foi uma manifestação muito positiva, como nunca ocorreu nesses 40 anos de OAB nada parecido. Nosso objetivo maior é dar esse pontapé de sensibilização ao TJ pela necessidade de o Tribunal de Justiça ver as bases, olhar de fato para o tratamento que tem dado a comarca de Catalão”, disse o presidente da OAB Catalão, Thadeu Aguiar, eleito no fim do ano passado.

 

Em entrevista, Thadeu lembrou que o movimento parece ter começado a atingir o objetivo. “Tivemos a visita da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça e da corregedoria também”, citou. Para ele, o principal motivo da reivindicação é para que o judiciário catalano ofereça um serviço eficiente para a sociedade.

 

“Só para concluir os que já estão, com a produtividade média dos juízes, de 140 sentenças por mês, que seria um resultado acima da média nacional de produtividade, em torno de 42, 43 meses, estamos falando em quatro anos para desovar o que está aqui, em 2019 entrou 19 mil processos”, explicou sobre o tempo gasto durante o tramite dos processos.

 

Ainda segundo ele, existem situações onde o julgamento de um processo de alimentação provisória, por exemplo, chega a durar de seis meses a dois anos. “Existem cidades com o mesmo tamanho e o dobro de varas de justiça. Itumbiara, Jataí, Formosa, que são comarcas que de uma forma populacional e número de processos estão mais ou menos parecidos com Catalão, com mais de oito ou nove juízes titulares, enquanto catalão possui apenas quatro. Esperamos que o Tribunal de Justiça de Goiás trate a comarca de Catalão com o devido respeito. Queremos que a situação seja analisada, afinal são quase 25 mil processos. Os juízes estão passando uma situação inaceitável e os advogados também estão sendo muito prejudicados, pois não conseguem trabalhar. É desumano o que vem ocorrendo”, completa o presidente da OAB Subseção Catalão, que contou com o apoio de toda a sua diretoria da OAB durante o protesto.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '