Setembro Verde busca sensibilizar população sobre doação de órgãos

04/09/2019

 

No Brasil a doação de órgãos e tecidos só é permitida após autorização familiar, conforme lei em vigor. Campanha destaca importância de se comunicar à família do desejo de ser um doador

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza na terça-feira, 3 de setembro, a Solenidade de Abertura da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos - Setembro Verde. A campanha, que é realizada internacionalmente com o propósito de conscientizar e incentivar as famílias a autorizarem a doação de órgãos em benefício do próximo, será lançada às 9h no auditório do  Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) e é aberta a gestores, profissionais de saúde e representantes de entidades civis e população.

 

“Durante todo o mês serão realizadas ações para levar ao conhecimento de todos a importância da doação de órgãos e tecidos, esclarecendo dúvidas, dando destaque às fachadas de prédios públicos e privados com a cor verde, palestras em hospitais, universidades, exposição de materiais em Shopping, blitz para abordagens curtas em locais de grande circulação de pessoas e conferência com profissionais de saúde, com ensejo de despertar a cultura da doação”, detalha a gerente de Transplantes da SES-GO, Nathália Carolyne Correia Mendonça.

 

Estatísticas


O número de doações efetivas de múltiplos órgãos no Estado saltou de 46, em 2016, para 89, no ano passado, com aumento de mais de  193,47% nos últimos dois anos, segundo dados da Gerência de Transplantes da SES-GO. Esse resultado deve-se ao constante trabalho de capacitação das equipes de saúde e aos exigentes cuidados fornecidos aos pacientes antes, durante e após o diagnóstico de morte encefálica (ME), em conformidade com a legislação vigente – o que tem proporcionado maior segurança para a realização do diagnóstico por parte dos médicos assistentes e maior confiança dos familiares.

 

Ao ampliar as captações, houve natural crescimento dos transplantes, tanto que em 2018 foi alcançado o maior número de transplantes renais de toda a série histórica (163 transplantes) e o maior número de transplantes de córnea em 2017 (1.037 transplantes). Por consequência, Goiás mantém-se como maior transplantador de córnea por milhão de população no País desde 2017. Em 2018 foram realizados os primeiros 5 transplantes hepáticos do estado de Goiás.

 

No primeiro semestre de 2019, conforme dados publicados no site da SES-GO, Goiás notificou 217 casos de ME, sendo 133 considerados doadores elegíveis. A equipe da Gerência de Transplantes entrevistou 126 famílias, tendo o consentimento de 39 famílias (30,95%).  Foram realizados 90 transplantes de rim, 04 transplantes de fígado, 378 transplantes de córneas e por fim, 34 transplantes de medula óssea.


Apesar dos avanços, ainda existe uma extensa lista de espera.

 

Os dados consolidados no primeiro semestre de 2019, mostraram que 237 pessoas aguardavam por um transplante de rim em Goiás. Outras 148 esperam por um transplante de córnea e 05 pessoas à espera de um transplante de fígado. “Essa fila é dinâmica, pois todos os dias novos pacientes são inscritos e tantos outros saem”, explica a Gerente de Transplantes, Nathália Carolyne Correia Mendonça. Ela destaca ainda que, o treinamento exaustivo de profissionais de saúde, bem como o esclarecimento e divulgação do assunto junto à população é que possibilitará a mudança dos cenários de doação e transplantes em Goiás e no Brasil.


Como se tornar um doador no Brasil

 

No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo de doação. A doação de órgãos e tecidos só acontece após autorização familiar, conforme lei em vigor.

 

Setembro Verde


A simbologia “Setembro Verde” tem como base a Lei Federal 11.584, de 28/11/2007 que instituiu 27 de setembro como o Dia Nacional do Doador de Órgão e Tecidos para Transplantes. Durante todo o mês, o Brasil se une em uma só cor, a verde, adotada para representar a saúde, esperança e liberdade. O objetivo é informar, conscientizar e incentivar as pessoas a se tornarem doadoras e manifestarem este desejo aos seus familiares.

 

SERVIÇO


Solenidade de Abertura da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos – Setembro Verde

Data: Terça-feira, 3 de setembro
Horário: Às 9 horas
Local: Auditório do  Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL
Endereço: Avenida Anhanguera, 14.527, no setor Santos Dumont, Goiânia - GO

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '