“A Educação é o alicerce para as disputas da vida”, afirma governador na abertura do Consed

19/09/2019


Acompanhado da secretária da Educação, Fátima Gavioli, governador recepcionou os secretários de Educação de diversas federações do País, que se reúnem em Goiás para discutir temas como a Implementação da Base Nacional Comum Curricular e a construção dos currículos do Novo Ensino Médio

 

 

 

 

 

 



Superar as desigualdades regionais e despertar o interesse pela sala de aula e o conhecimento das novas gerações, que estão conectadas às inovações tecnológicas. Esses são alguns dos desafios para a Educação apontados pelo governador Ronaldo Caiado durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), nesta quarta-feira (18/9), realizado em Goiânia. “A vida é uma sequência de disputas: vestibulares, mercado de trabalho, concursos públicos. Eu respaldo o máximo que posso o setor que é alicerce, a Educação. Ela tem o poder levantar a autoestima e dá condições intelectuais e culturais aos nossos jovens para superarem esses desafios em um mundo globalizado. Hoje, temos o privilégio de reunir aqui pessoas altamente preparadas e com experiência enorme para discutir a Educação, que está ficando cada vez mais desafiadora”, afirmou o governador.

Acompanhado da secretária da Educação, Fátima Gavioli, Caiado recepcionou os secretários de Educação de diversas federações do País, a quem reforçou seu empenho em combater as desigualdades regionais no Estado. “Não adianta cobrar de um cidadão que não teve uma alfabetização correta, um currículo capaz de dar uma boa formação, que ele seja um expoente e que tenha a mesma performance, a mesma capacidade, de outro que teve acesso às oportunidades.”

Neste sentido, Caiado falou aos visitantes do Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF), que está norteando as políticas sociais da gestão estadual nos 62 municípios mais carentes do Estado, desdobrando-se em iniciativas como o Goiás de Oportunidades. “É um projeto onde todas as ações do Governo de Goiás, a exemplo do Pró-Jovem, Bolsa Universitária, Passe Livre, Goiás Fomentar ou Goiás Empreendedor, são focadas na Educação, com o condicionante de inserir a família, o jovem, estimular as pessoas para que tenham os filhos estudando e também poder mensurar a qualidade do ensino que é dado”, detalhou.

Ao refletir sobre os avanços das inovações tecnológicas e dos desafios que elas impõem, Caiado comentou sobre a realização da primeira edição da Campus Party em Goiás, e relatou como ficou impressionado ao se deparar  com mais de cinco mil jovens dedicando 24 horas ao desenvolvimento de plataformas, robótica, criando startup. “É outra geração. Fomos educados de certa maneira, mas precisamos compreender o mundo de hoje. Não adianta querermos implantar algo que não tem mais a ver com a realidade. Para minha geração, é algo desafiador, mas a tecnologia proporciona uma grande motivação bem como uma nova vertente do ponto de vista profissional”, ponderou Caiado.

O governador ressaltou ainda a importância de se recuperar o respeito ao professor e a hierarquia na sala de aula, bem como investir em medidas de Segurança Pública, atuando principalmente na região do Entorno de Brasília, onde, segundo o governador “escolas foram sequestradas pelo narcotráfico.” Fátima Gavioli agradeceu cada secretario que deixou seu Estado para vir conhecer o trabalho que está sendo realizado em Goiás. “A nossa luta não é nada diferente das senhoras e senhores nos Estados de vocês. É a mesma de todos. Mas tenho a consciência de que enxergamos a possibilidade de virar essa página, melhorar a Educação para nossas crianças e deixar para nossos sucessores um cenário bem melhor do que aquela que um dia tivemos”, afirmou.

O Consed


Em quatro reuniões ordinárias por ano, em diferentes regiões do País, são discutidos temas de interesse comum dos Estados. Em Goiânia, na pauta estão o andamento de programas importantes realizados em parceria com o Ministério da Educação, como a Implementação da Base Nacional Comum Curricular, e a construção dos currículos do Novo Ensino Médio. Também será retomada a discussão sobre a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os secretários estaduais estão construindo sugestões para entregar aos relatores das propostas de emenda à constituição que tramitam no Congresso sobre o tema. Dois consensos já existentes: o caráter permanente que o Fundo deve adquirir e a complementação de 40% pela União

Presidente do Consed, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecília Motta, explicou que a reunião é, acima de tudo, um lugar de estudo e defendeu o regime colaborativo entre as três esferas. “O professor tem que estudar e o secretário mais ainda, porque é ele quem vai dar o tom na sua rede estadual. A gente está pensando uma política pública de Estado. Não é municipal, não é estadual. É uma política pública para as crianças brasileiras”, completou.

Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima; o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário Municipal de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira Costa; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcos Elias Moreira; o deputado estadual Virmondes Cruvinel; o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva; secretários de Educação dos estados de Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo; representantes do Paraná, Minas Gerais, Amapá, Ceará e Alagoas.

Ainda participam das reuniões da Educação em Goiás as coordenadoras de projetos do Consed, Thaís Righetto, Joana Nunes e Júlia França; o cientista político Carlos Melo; o diretor da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos, Luiz Antônio Tozzi; e vários coordenadores regionais de Educação em Goiás. A solenidade contou com a apresentação da orquestra de Sopro e Percussão Ciranda da Arte, sob regência do maestro Éverton Luiz. (Fotos: Lucas Diener)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '