Em Brasília, prefeito Hugo Deleon participa de audiência com Ministro do Meio Ambiente

10/10/2019

 

 

Na capital federal no final da tarde desta quarta (9/10), o prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon de Carvalho Costa participou de uma audiência com o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Sales, para tratar de assuntos relacionados a coleta e destinação de resíduos sólidos (lixo) gerados no município. Assim como vem sendo discutida com consultores, população e colaboradores da Secretaria do Meio Ambiente de Três Ranchos, a ideia é que o lixo se transforme em renda para as famílias ou até mesmo em fonte de energia.

 

 

 

 

Ao lado do consultor ambiental Luís, do Distrito Federal e responsável pela construção da proposta, Hugo explicou como está o caminho para garantir a adesão do município. “Estamos buscando soluções para o lixo do município de Três Ranchos, para que a gente possa transformar as despesas que a gente tem com lixo, em renda, que é o que a maiores cidades e países do mundo já fazem. É uma caminhada longa, árdua, mas ela tem se iniciado, e a gente vai dar um início para a construção desse projeto”, disse o gestor triranchense.

 

A proposta, segundo Hugo, foi encaminhada pelo senador Luiz Carlos do Carmo ao ministro Ricardo Salles. “Cadastramos o município no dia 30 de setembro, em busca de recursos para aquisição de maquinário, caminhão coletor, caçambas, e vários equipamentos para inclusive coleta seletiva, fazendo a coleta adequada e dando a destinação adequada a nossos resíduos sólidos”, explicou Hugo.

 

O consultor ambiental Luís, que aparece no vídeo ao lado do prefeito, lembrou que o protocolo de pedido de recurso já foi aceito. “A boa notícia hoje da reunião é que a partir de fevereiro, vamos buscar recursos para a estruturação do próprio aterro, botar valas, botar cercas, de fazer as coisas, então a gente vai antecipar isso, e trazer um parceiro privado pra fazer a gestão e diminuir esse peso nas costas da prefeitura, porque ela tem que cuidar de educação e saúde”, disse.

 

Ao voltar com a fala, o prefeito também lembrou da parceria com a Enel, onde a empresa se comprometeu a recolher e dar destinação ao lixo domiciliar do município, e ainda a aprovação prévia para instalação do aterro sanitário.

 

Estamos saindo na frente de 246 municípios do estado de Goiás, nem 10 possuem o que a gente já tem, esse consórcio já vem andando e a gente encaminhou bem nesses últimos anos, pode ser que nem saia neste mandato, mas se não sair, ele vai ficar encaminhado”, completou.

 

Também participaram da audiência o senador Luiz Carlos do Carmo, os prefeitos: Mateus Felix Lopes (Santa Cruz de Goiás), Dr. Joaquim Augusto Marçal (Orizona), Cleide Veloso da Costa (Pires do Rio), Eladir Ribeiro de Paula – Didi (Palmelo), Dr. Ailton Martins de Oliveira (Urutai), Vilmar Dias Carneiro (Nova Aurora) e Diogo Rosa Nunes (Davinópolis).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '