Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos com Separação de Biomassa, primeira do país é inaugurada em Catalão

24/10/2019

 

Buscando a sustentabilidade e meio ambiente, Catalão passa dar exemplo e mostra em ações práticas para um futuro melhor. A cidade se destaca por ser pioneira na criação da Usina de Resíduos Sólidos com Separação de Biomassa. A entrega oficial da obra aconteceu na manhã da última quarta-feira (23/10) e foi prestigiada por autoridades políticas e representantes da comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

A solenidade foi conduzida pelo prefeito Adib Elias Junior e o secretário municipal de Meio Ambiente Silas Tristão, e contou com a presença da secretária de Meio Ambiente de Goiás, Andrea Vulcanis representando o governador de Goiás Ronaldo Ramos Caiado e da governadora do Rotary do Distrito 4770, Eliana Melo Machado Moraes que estava acompanhado do esposo Coordenador Distrital das Casa da Amizade Genésio de Moraes, Casal de Governador Assistente da Area VI Dr. Clésio Windson da Cunha e da Coordenadora Assistente Tatiane Borba, do presidente do Rotary Club Catalão 1° de Novembro Carlos Duarte – que representava também os presidentes: Jader Soares (Rotary Club Catalão) e Erlei Mariano Mesquita (Rotary Club Catalão Solidariedade).

 

Trata-se da primeira usina no Brasil construída pelo poder público municipal. A Prefeitura de Catalão investiu R$ 2,5 milhões, oriundos de recursos próprios. As projeções são de que passe a economizar cerca de R$ 1 milhão por mês em gastos com energia elétrica. Com a obra, a cidade será referência em sustentabilidade ao transformar restos de construção civil em fonte de energia. O prefeito Adib Elias Junior demonstrou muita felicidade em entregar ao povo catalano mais uma obra de importância ímpar para fazer uma cidade cada vez melhor. “Depois de termos um aterro sanitário com unidade de tratamento de resíduo hospitalar, de lixo eletrônico, para reciclagem e processamento da coleta seletiva, cemitério de animais domésticos, e até cooperativa dos catadores, entre outros, hoje estamos entregando uma das maiores obras da nossa administração, a Usina de Resíduos Sólidos. Não existe nenhuma usina construída pelo poder público municipal, e isso faz com que Catalão seja referência para todo país”.

 

A Governadora do Rotary Distrito 4770, Professora Eliana Melo de Moraes parabenizou o prefeito pela visão de gestão pública, pois “um dos grandes desafios do Meio Ambiente é o tratamento de resíduos sólidos, e Catalão está saindo na frente, não só no estado de Goiás, mas em todo Brasil. Ter uma usina com essa tecnologia é um orgulho para todos nós, inspira a sustentabilidade da Catalão a nível mundial, no qual coloco a força dos 3 clubes de Rotary desta cidade para somar em projetos futuros, bem como nosso distrito. E que sirva de inspiração para os outros municípios de Goiás”.

 

A secretária Andréa Vulcanis destaca o alcance da obra. “Sabemos que precisamos avançar muito na gestão ambiental do Estado, mas iniciativas como esta, alinhadas ao que há de mais moderno e avançado em termos de sustentabilidade no mundo, nos mostram que estamos no caminho certo”, afirma.

 

“A intenção do Governo de Goiás é levar modelos como o de Catalão para outras regiões do Estado”, informa Andréa Vulcanis. “A ferramenta de copiar e colar nos ajuda muito, não precisamos inventar a roda quando vocês já estão abrindo caminho e inspirando outros municípios a seguirem a mesma proposta de sustentabilidade”, aponta.

 

A secretária Andréa Vulcanis, ao elogiar a iniciativa, fez uma proposta para o prefeito Adib Elias. “Quem sabe não chegamos aqui, com este aterro, na proposta de lixo zero, com a separação de todos os resíduos pela população e o reaproveitamento total dos materiais. Lixo é dinheiro e, além do benefício ambiental, produz todo um ciclo econômico, gera emprego e renda”, explica.

 

Para Adib Elias, o trabalho feito à frente do município tem como norte a consolidação de Catalão como um importante centro do interior brasileiro. “Queremos ser exemplo não só para Goiás, mas para o Brasil”, disse. “O projeto da usina foi pensado para ser uma referência em sustentabilidade e temos feito muitos avanços como, por exemplo, o projeto que acabamos de aprovar na Câmara dos Vereadores que elimina os sacos plásticos dos estabelecimentos locais e a conclusão das obras da estação de tratamento de esgoto”, enumera.

 

A nova estação de tratamento de esgoto de Catalão também foi visitada pela secretária, que ouviu técnicos e funcionários do local, além do secretário municipal de Meio Ambiente, Silas José Tristão. “Fiquei impressionada com o esforço que a prefeitura realiza para resolver problemas que são tão comuns a todos, principalmente em tempos de austeridade fiscal, quando o meio ambiente fatalmente perde espaço em orçamentos”, diz Andréa Vulcanis.

 

Reaproveitamento


O cálculo dos técnicos é que, das 4.500 toneladas mensais de resíduos de construção civil que chegam ao aterro sanitário da cidade hoje, mais de 90% têm capacidade de aproveitamento. 

De acordo com a prefeitura, a operação da usina será “simples e eficiente”. O material passará por um sistema de triagem e separação da biomassa com reaproveitamento de resíduos que serão transformados em cascalho, brita 1, brita 2, areia e pedrisco, além de energia limpa.

 

Com a usina em funcionamento, além de resolver o problema da falta de espaço dentro do aterro sanitário, os produtos que forem gerados a partir dos resíduos serão transformados em material de construção civil, como, por exemplo, tijolos. 

 

“Vamos usar o material resultante da reciclagem na área de habitação, de desenvolvimento social”, diz Adib Elias. “São telhas, tijolos, areia, que poderão beneficiar famílias carentes e também o poder público nas obras municipais”, conclui.  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '