Exposição Congadas, Alegria em Três Ranchos retrata a Festa do Rosário e as tradições da cidade

27/10/2019



Na noite deste sábado (26/10), a Prefeitura de Três Ranchos através da Secretaria Municipal de Turismo abriu ao público a mostra fotográfica: “Congada – Alegria em Três Ranchos”, do artista paranaense Fernando Corrales, no Ranchão da Irmandade do Rosário. A exposição conta com imagens inéditas da Festa de Nossa Senhora do Rosário e das Congadas da Cidade, que serão exposta deste sábado (26/10) até o dia 26 de novembro.

 

 


A abertura da mostra fotográfica contou com a apresentação das Congadas de Três Ranchos formado pelos ternos: Catupé Cacunda Nossa Senhora do Rosário e Catupé Cacunda Rosário Santo, tendo a presença do fotógrafo Fernando Corrales, que foi reverenciado pelos dançadores e homenageando pelo seu trabalho.


A Secretária Municipal de Turismo, Clicia Feitosa enalteceu os valores e os potenciais turísticos culturais das Congadas de Três Ranchos, que vão agregar mais atratividade além do Lago Azul, valorizando a história, os costumes, as tradições, a economia criativa, que é a economia da cultura, das ideias, economia do imaterial das coisas simbólicas, dos valores que as pessoas têm, das culturas locais e principalmente como utilizar a criatividade como elemento de inovação para que a gente possa se diferenciar dos municípios vizinhos , conforme destacado pelo especialista em economia criativa Decio Coutinho que ministrou palestra no início de agosto. Clícia agradeceu o apoio e respaldo do prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa, da Câmara Municipal de Vereadores e dos colaboradores da Secretaria de Turismo que auxiliaram na preparação desta atividade, das outras ações que acontecerão ao longo dos próximos 24 dias da mostra, como a roda de conversa com o artista e visitas agendadas com escolas da região. Todas as ações serão abertas ao público com entrada franca. A mostra é uma homenagem do fotografo à cidade de Três Ranchos, pelo impacto cultural que o levou a realizar esse trabalho.


O fotógrafo Fernando Corrales é o idealizador do projeto, no qual disse a nossa reportagem que sempre houve por sua parte o interesse em compartilhar essa obra pela sua intensidade. “A exposição veio de encontro à ideia de dividir aqueles momentos de alegria, fé e festa com uma cultura tão pura e genuína. Ele também comentou que esse trabalho é muito especial e que o acompanha desde 2014, sendo que foi o que lhe inspirou e o impulsionou a fazer outros registros de costumes de vários locais diferentes, traduzindo a cultura de cada um”. – sintetiza Corrales


O presidente da Câmara Municipal de Vereadores Vinicius Calaça Soares, que é também dançador de um dos ternos de congos da cidade, relatou que muitos não tem noção da dimensão desse acervo de imagens doado por Fernando Corrales - que hoje é patrimônio histórico da nossa cidade, uma grande conquista e estaremos trabalhando Fernando para propor um Título de Cidadão Triranchense junto aos nossos pares. Agradecer ao Dr. Hugo Deleon e sua equipe da área do turismo pela visão, apoio e valorização cultural do nosso município.  


Para o prefeito Hugo Deleon a exposição traz elementos para valorização da cultura de Três Ranchos. “Iniciar um novo trabalho, iniciar uma nova Três Ranchos voltada a associação dela ao trabalho cultural, a gente precisa valorizar a nossa cultura, as nossas Congadas, valorizar o nosso patrimônio que hoje está um pouco esquecido. Estamos trazendo essa nova possibilidade para Três Ranchos, de transformação, um turismo diferente e promissor". A exposição conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo, Câmara de Vereadores, Apoio Institucional: Secult - Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, Patrocínio: Tecnorisk, Posto Lago Azul, Supermercado Lago Azul e Loreia Calaça. (texto e Fotos: Carlos Duarte para o Portal Serra Dourada News)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '