Jovens devem se vacinar contra sarampo, alerta SES-GO

22/11/2019

 

Segunda etapa da campanha de vacinação segue até 30 de novembro para pessoas de 20 a 29 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza até 30 de novembro a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Esta fase é destinada a jovens adultos de 20 a 29 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos.

 

Mais de 900 postos em todos os 246 municípios goianos ficarão abertos das 8h às 17h. Os jovens que procurarem as unidades receberão a vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O Dia “D” de mobilização da campanha será no último sábado do mês, 30 de novembro.

 

A gerente de Imunização da SES-GO, Clarice Carvalho dos Santos, alerta que a vacinação é uma forma de prevenção da doença e essencial para interromper a cadeia de transmissão deste agravo.

 

A meta é imunizar 95% da população goiana entre 20 a 29 anos, estimada em 128.640 pessoas, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Para a segunda etapa da campanha, a Secretaria recebeu 173 mil doses do Ministério da Saúde. De acordo com a necessidade de cada local, a SES-GO abasteceu todos municípios goianos.

 

Pode matar


Em Goiás, até o dia 21 de novembro, foram notificados 180 casos suspeitos de sarampo. Desses, 135 foram descartados e 40 seguem em investigação. Cinco casos foram confirmados, dos quais 3 em Goiânia, 1 em Posse e 1 em Alto Paraíso.

 

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que provoca sérias complicações e pode levar à morte. A transmissão ocorre por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados, como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões.

 

 

O vírus pode ser transmitido seis dias antes e quatro dias após a erupção cutânea. Os sintomas são febre alta, manchas vermelhas generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '