Abecat Ouvidorense vence Jataiense por 1x0 e está há um empate do acesso à Segunda Divisão Campeonato Goiano

31/10/2017

 

 

Na tarde deste sábado (28/10) em jogo válido pelo jogo de ida semifinal do Campeonato Goiano da Terceira Divisão, disputado no estádio municipal Luiz Benedito em Ouvidor, a Abecat Ouvidorense “Onça do Cerrado” venceu a Jataiense “raposa do sudoeste” por 1x0 com gol de Nonato.

 

 

 

 A vitória foi muito importante para a Abecat conseguir o almejado acesso, porque deu direito do time ouvidorense jogar por um empate no jogo de volta, que será no próximo domingo (05/11) as 17 horas no estádio Arapucão em Jataí, a 528 km de Ouvidor. A Jataiense precisa vencer por qualquer placar, se vencer por um gol de diferença, se classifica por ter feito campanha melhor na primeira fase. 

 

Na primeira fase, 11 equipes disputaram a competição, 5 no grupo A e 6 no grupo B. Os grupos foram designados pela FGF (Federação Goiana de Futebol), de forma regionalizada, para facilitar a logística dos clubes. Os dois primeiros colocados de cada grupo classificariam para as semifinais. Todos clubes se enfrentaram dentro dos respectivos grupos em dois turnos.

 

No grupo A se classificaram: em primeiro, Bom Jesus com 20 pontos e em segundo, Abecat com 15 pontos. No grupo B se classificaram: em primeiro, Jataiense com 26 pontos e em segundo, Jaraguá com 22 pontos. Os líderes de cada grupo têm o direito de jogar a segunda partida da semifinal em casa e também de jogar por dois resultados iguais (dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols).

 

O principal objetivo dos clubes é ser um dos finalistas e conquistar o acesso à segunda divisão em 2018. Portanto o regulamento da competição, organizada pela FGF determina que a final seja disputada em jogo único na casa do time de melhor campanha, em caso de empate, decisão nos pênaltis: Abecat ou Jataiense contra Bom Jesus ou Jaraguá.

 

 Abecat está perto de fazer história, o clube que foi fundado há uma década como clube formador, com intuito de revelar jogadores em categorias de base, em 2017 disputa a categoria profissional pela 1ª vez e está próximo de conseguir o acesso à segunda divisão do campeonato goiano em 2018. Na outra semifinal, Jaraguá e Bom Jesus empataram por 0x0 no sábado em Jaraguá. Jogo de volta será no próximo domingo em Bom Jesus de Goiás, o time da casa joga por um empate para se classificar.

Foi um jogo truncado, de muita marcação, e poucas chances claras de gol, a Jataiense que até então estava invicta e tinha sofrido apenas dois gols em dez jogos, esteve bem postada defensivamente, anulando os ataques do time da casa mas já nos acréscimos, aos 49 minutos do segundo tempo, após uma cobrança de escanteio, o veterano artilheiro Nonato fez o gol da vitória da Abecat, foi o décimo gol do artilheiro isolado do campeonato, que é o primeiro jogador a conquistar artilharia das três divisões do campeonato goiano. O técnico é Wladimir Araújo, que teve passagens pelo CRAC, a mais marcante em 2007 quando foi 5º colocado no Campeonato Brasileiro Série C.

 

Associação Beneficente e Esportiva Catalana Ouvidorense foi fundada 2006 em Catalão. Em 2017 decidiu mandar seus jogos no estádio Luiz Benedito em Ouvidor. No primeiro semestre, foi campeã goiana sub 17 da segunda divisão, ascendendo à primeira divisão da categoria em 2018. Em agosto foi apresentado o elenco para a disputa do profissional (campeonato goiano da terceira divisão).

 

A Associação Esportiva Jataiense é um dos clubes mais tradicionais do interior goiano, fundada em 1952, foi campeã da segunda divisão em 2002, em 2004 foi semifinalista da primeira divisão, perdendo nos pênaltis para o Vila Nova, que na final foi derrotado pelo CRAC também nos pênaltis, quando o Leão do Sul se tornou o único bicampeão goiano dentre os clubes do interior. A Jataiense disputou a elite do futebol goiano pela última vez em 2009. Após 5 anos afastada do futebol por causa de dívidas, a Jataiense retornou esse ano para disputar a Terceira Divisão do Campeonato Goiano.

 

Os dois clubes que subirem, em 2018 disputarão a segunda divisão contra Associação Evangélica, América de Morrinhos, Aparecida, CRAC, Goianésia, Goiânia, Novo Horizonte de Ipameri, Santa Helena e Trindade. Em 2017, CRAC e Goianésia foram rebaixados para a segunda divisão, também conhecida como divisão de acesso. O CRAC disputou a primeira divisão de forma consecutiva entre 2004 e 2017, o Goianésia estava na elite desde 2010. 

 

Fontes:

www.fgf.esp.br

www.futeboldegoyaz.com.br

Autor: Eduardo Rainelle, jornalista esportivo freelancer. 

29/10/17.

Fotos: Assessoria de Comunicação Valcirene Pereira​ Prefeitura Municipal de Ouvidor​

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '