Abecat Ouvidorense vence de 3 a 0 o Pires do Rio na 3ª divisão do Campeonato Goiano

06/09/2017

A tarde de sábado (02/09) entrou para a história do esporte na cidade de Ouvidor, a Abecat Ouvidorense estreando esse ano na 3ª divisão do Campeonato Goiano venceu o Pires do Rio FC (Clube Tradicional que já disputou a 1ª divisão do Campeonato Goiano no início da década de 90, mas que desde 2008 não disputava competições oficiais) por 3 x 0, no Estádio Municipal Luiz Benedito em jogo válido pela 2ª rodada do campeonato. A Abecat Ouvidorense estreou fora de casa no campeonato, perdendo pro Bom Jesus por 1x0, no estádio Gilmar Alves no dia 26/08. O Estádio Municipal de Ouvidor foi inaugurado em novembro de 1988, no mandato do prefeito Heleno Pereira Neto, que deu nome ao estádio, e que posteriormente foi renomeado para Luiz Benedito. O Estádio tem capacidade para cerca de 1.800 torcedores, e sempre foi considerado um dos melhores gramados do interior goiano, além de boa estrutura (cabines, vestiários, etc.). Quando foi inaugurado comportava praticamente toda a população da cidade, que atualmente tem uma população estimada de 6.340 pessoas. (dados IBGE 2017).

 

Escalação da Abecat Ouvidorense no primeiro jogo profissional em Ouvidor: Luan; Bruno Henrique, Juninho, Robson e Luan Carlos; Moreno, Pedrinho (Luiz Henrique), Mário César e Moisés (Peninha); Nonato e Elicarlos (Cadu). Técnico: Rogério Henrique. O público pagante foi de 393 pessoas. Público total, em torno de 600 pessoas assistiram a estreia da Abecat em casa no campeonato. Os gols foram marcados por Moisés aos 42 minutos do 1º tempo, Cadu aos 25 e Nonato aos 39 do 2º tempo. A Abecat Ouvidorense está em 2º lugar do Grupo A com 3 pontos ao término da 2ª rodada. “Artilheiro Nonato ao assinalar o 3º gol da goleada passa a ser o 1º jogador a marcar gol nos três campeonatos de profissionais dentro de uma mesma temporada, seis pelo Goianésia no Goianão e onze pela Anapolina na Divisão de Acesso da qual foi o artilheiro principal. Nonato é o único jogador que em 56 anos de futebol profissional em Goiás sagrou-se tri-artilheiro do Goianão em 2014/2015/2016 atuando pelo Goianésia.” (site FGF – Federação Goiana de Futebol). Nonato tem 38 anos é o 7º maior artilheiro da história do Bahia EC com 125 gols, clube onde foi artilheiro da Copa do Brasil de 2003 com 9 gols.

 

Ele também disputou a Taça Libertadores da América de 2006 pelo Goiás EC, único clube do centro oeste que disputou a competição mais importante do futebol sul americano. Marcou 2 gols naquela edição da Libertadores. O Goiás chegou as oitavas de finais, e foi eliminado pelo Estudiantes da Argentina. Outro destaque da Abecat é o meia Mário César, que foi vice-campeão brasileiro da Série D de 2012 pelo CRAC. O técnico Rogério Henrique foi campeão do Módulo 2 do Campeonato Mineiro pela Patrocinense, que garantiu acesso à 1ª divisão do Campeonato Mineiro em 2018. 11 equipes disputam o campeonato goiano da 3ª divisão. 5 no Grupo A (Abecat Ouvidorense, Bom Jesus, Pires do Rio, Itaberaí e Caldas Novas) e 6 no Grupo B (Jaraguá, Jataiense, Mineiros, Raça, União Inhumas e Ceres). Os clubes se enfrentam em turno e returno dentro dos respectivos grupos. Os dois primeiros de cada grupo classificam para as semifinais e os finalistas garantem acesso à 2ª divisão do Campeonato Goiano em 2018. No grupo A como são 5 clubes, em cada rodada um clube folga. Abecat (Associação Beneficente e Esportiva Catalana Ouvidorense) foi fundada em 22/06/2006 (fonte: site FGF), como um clube formador de atletas (categorias de base) e só em 2017 começou a disputar categoria profissional.

 

Esse ano a Abecat Ouvidorense já foi campeã do Campeonato Goiano Sub 17 da 2ª divisão, garantindo acesso ao Campeonato Goiano Sub 17 da 1ª divisão em 2018 e vaga na Taça Mané Garrincha desse ano (que inclusive está em andamento). O próximo jogo da Abecat Ouvidorense no campeonato será fora de casa, no domingo (10/09) contra o Itaberaí (a 381 km de Ouvidor, viagem mais longa da 1ª fase) no estádio Rio das Pedras. Se a Abecat Ouvidorense conseguir o almejado acesso, enfrentará em 2018, dois clubes tradicionais da nossa região: O CRAC “Leão do Sul” (clube goiano mais antigo em atividade e único bicampeão goiano do interior 1967/2004) e o Novo Horizonte de Ipameri “Fantasma do Sudeste” (vice-campeão goiano da 1ª divisão em 2002 e 2003). A 2ª divisão do Goiano, também chamada de divisão de acesso, em 2018 só será disputada após a Copa do Mundo, começando provavelmente em agosto.

 

 

Por: Eduardo Rainelle Fotos: Thiago Santos / Secom Ouvidor

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '