Câmara encerra o ano legislativo sem eleger a nova Mesa Diretora

18/12/2017

 

A última sessão ordinária da Câmara de Cumari foi realizada na noite desta terça-feira (12/12). Dentre outras pautas, estava previsto que os nove vereadores iriam referendar, a partir de consenso da maioria, os nomes que iriam conduzir aquela Casa em 2018. Mas isso não aconteceu.

 

 

Surpreendentemente, quando a composição da nova Mesa Diretora foi apresentada oficialmente, um grupo liderado pelo vereador Jales Abrão (PMDB) decidiu concorrer ao pleito, em detrimento da chapa única encabeçada por Adelino Florisbelo da Silva Junior (PDT). 

 

A intempestiva decisão levou o presidente da Casa, Assis Gonçalves, a encerrar a sessão e, com isso, protelar a eleição. Agora, caso haja entendimento, ela pode ser realizada em sessão extraordinária, ainda neste ano, ou na retomada dos trabalhos legislativos previstos para a segunda quinzena de fevereiro.

 

Se fosse confirmado no cargo, Adelino iria ocupar a presidência da Câmara pela primeira vez. A vice-presidência ficaria com o vereador José Adalto; Assis Gonçalves como 1º secretário; e a vereadora Rosilene Batista no cargo de 2º secretário. Todos os componentes dessa chapa são filiados ao PDT.

 

Depois da sessão, fora do plenário, os vereadores discutiram a possibilidade de alguém da oposição – provavelmente o vereador Olimar Martins da Cunha, o Toquinho (PTB) - compor a nova Mesa Diretora ao lado dos vereadores da situação, alternativa que Assis Gonçalves acha pouco provável pelo fato de ele contar com apoio da maioria de seus pares.

 

A eleição também pode ser resolvida através de mandado de segurança, isto porque, segundo o presidente Assis Gonçalves, o Regimento Interno da Câmara preconiza prazo do mandato da Mesa Diretora de apenas 1 ano, ou seja, até o dia 31 deste mês. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '