Cavalhadas de Santa Cruz completa 201 anos de tradição

04/06/2017

 

 

"Sou testemunha do bem que Marconi tem feito a Goiás", diz prefeito de Santa Cruz ao receber governador para abertura das Cavalhadas. "São mais de dois séculos de tradição, o que é importante para manter a nossa história, tanto é que inauguramos ontem a restauração do Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás", salientou o vice-governador José Eliton

 

                "As Cavalhadas representam, talvez, o que temos de mais belo em nosso país em relação à cultura e à tradição religiosa", ressaltou Marconi Perillo

 

Alinhado aos acontecimentos que resgatam e preservam a cultura do Estado de Goiás, o governador Marconi Perillo separou a tarde deste sábado (3/6) para acompanhar de perto as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás e conviver com a comunidade local.  "As Cavalhadas representam, talvez, o que temos de mais belo em nosso país em relação à cultura e à tradição religiosa", ressaltou Marconi, que foi recepcionado pelo prefeito Dr. Mateus Felix Lopes (PRTB) e demais autoridades locais, além de parlamentares, no Centro de Cultura Tio Negrinho.

 

 

 

 

"São mais de dois séculos de tradição, o que é importante para manter a nossa história, tanto é que inauguramos ontem a restauração do Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, um dos primeiros teatros da Região Centro-Oeste do país", declarou o vice-governador José Eliton.

 

"Essa festa movimenta a cultura e a economia da nossa cidade. Boa parte dos moradores da região da estrada de ferro vem pra cá nessa época. Nós agradecemos pelo apoio do governador Marconi Perillo que por meio da Goiás Turismo tem nos apoiado", agradeceu o prefeito que disse ser “testemunha do bem que o governador Marconi tem feito a Goiás”. Segundo ele, os 246 municípios goianos podem comprovar isso, que o governador tem trabalhado visando o desenvolvimento do Estado.

 

Cavalhadas - Manifestação cultural e folclórica religiosa, as Cavalhadas são apresentadas nas festas do Divino Pai Eterno e de Nossa Senhora do Rosário, festas cristãs, que foram realizadas em Santa Cruz de Goiás pela primeira vez em 1816. Elas representam a luta dos cristãos contra os muçulmanos (mouros), pelo controle territorial de parte da Europa na Idade Média. A cena remonta ao período medieval e retrata a luta do imperador Carlos Magno e os 12 pares da França.

 

A encenação começa com os cristãos acompanhados pelos anjos, carregando o emblema da cruz; os mouros, acompanhados do diabo, carregam a espada. Eles acreditavam que espíritos maus impediam os mouros de aceitarem a Lei de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mouros e cristãos seguem uma hierarquia entre os cavaleiros. Um posto só é substituído se um cavaleiro morre ou sai da cavalhada. A princesa se veste de azul, no primeiro dia, por estar sob o poder dos cristãos e, no outro, de vermelho, depois que foi raptada e ficar em poder dos mouros. Ao final da encenação, mouros e cristãos desfilam em seus cavalos pelas ruas da cidade e encenam uma batalha, que acaba pela conversão dos mouros ao cristianismo.

 

Considerada uma das primeiras povoações do Estado, Santa Cruz foi morada dos Anhanguera. A cidade fica a 128 quilômetros de Goiânia e tem como municípios vizinhos Pires do Rio, Palmelo e Cristianópolis.

 

Circuito das Cavalhadas de Goiás 2017 - O Circuito das Cavalhadas de Goiás 2017 compreende 12 municípios: Posse, Santa Cruz, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco, Santa Terezinha, Corumbá, Pilar, Luziânia e Niquelândia.

 

Além da presença do vice-governador Jose Eliton, o governador Marconi Perillo, o prefeito Dr. Matheus Felix Lopes, prestigiaram também a encenação das Cavalhadas em Santa Cruz, o vice-prefeito Jeancarlo Magalhães Serradourada, o presidente da Câmara de Vereadores João Batista de Rezende (PSDB), o médico Dr. Sebastião Cordeiro Lopes, os deputados federais: João Campos (PSDB) e Henrique Arantes (PTB), o deputado estadual Marquinhos Palmerston – representado por Ernani Afonso, os prefeitos:  Alécio Mendes (Leopoldo de Bulhões), Eladir de Paula Ribeiro – Didi (Palmelo), Cleide Aparecida Veloso – Cleide do Gullas (PP, o vice-prefeito de Cristianópolis Edmar Ribeiro acompanhado do vereador Iris Antônio dos Santos, o ex-prefeito de Urutai Nelson Donizete Ferreira e demais lideranças. (texto e Fotos: Carlos Duarte)    

 

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '