Comitiva japonesa conhece Patrulha Rural em Catalão.

29/04/2017

 

Nesta terça-feira, (26/04), Catalão recebeu a visita técnica da comitiva da Polícia Nacional do Japão que veio conhecer o projeto Patrulha Rural, desenvolvido pelo 9º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).

 

 

A visita faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas pela Polícia Militar de Goiás, em cumprimento a um acordo de cooperação técnica entre os governos do Brasil e do Japão, que visa a troca de experiências a fim de estruturar e difundir a filosofia de Polícia Comunitária no Brasil.

 

Catalão foi escolhida para esta apresentação por ter sido a primeira cidade de Goiás a adotar um modelo de Patrulha Rural Georreferenciada com o apoio do Sindicato Rural de Catalão (SRC). Criada em novembro de 2015, os ótimos resultados apresentados pela Patrulha despertaram interesse da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, de forma que o projeto foi estendido para 30 municípios goianos e até para outros estados como Minas Gerais e Santa Catarina.

 

Segundo a comandante do Centro da Polícia Militar Comunitária, Major Cláudia, o Japão é referência nesta modalidade de policiamento que é praticada neste país há cerca de 200 anos. “Aqui estamos caminhando para isso. Alguns policiais do Brasil já os visitaram e tiveram a oportunidade de ver in loco como este trabalho é realizado com tanta eficiência e sucesso por lá. Sabemos que somos culturas diferentes, mas temos o mesmo objetivo, de observar as boas práticas e adaptá-las para nossa realidade. De igual forma eles fazem isto também, percebem situações que podem aplicar no Japão”, pontua.

 

O perito Taro Matsunaga, revelou que o grupo está admirado com o os vínculos que os policiais conseguem estabelecer com o homem do campo, através de um contato interpessoal, do respeito, confiança e amizade, que foi observado através das visitas que acompanharam na zona rural.

 

Para o comandante do 9º CRPM, coronel Paulo Inácio, “este intercâmbio é importante para entender duas realidades. Os japoneses são muito participativos nos assuntos referentes à segurança pública deles. Precisamos que nossa comunidade também tenha este comportamento, de se aproximar e se envolver mais com a polícia”.

 

Junto a comitiva também estavam presentes o coordenador geral de planejamento estratégico em Segurança Pública, Programas e Projetos, Luciano Ramos Ribeiro, Vitor Hugo E. Duarte, gerente sindical representando a Faeg, o comandante do 18º Batalhão da Policia Militar, tenente coronel Silveira e policiais envolvidos no projeto.

 

Através de um interprete, a Patrulha Rural foi apresentada a comitiva no quartel do 18º Batalhão e em seguida todos foram conhecer a propriedade de Newton José da Silva, a primeira cadastrada. Lá viram os equipamentos usados e entenderam na prática como funciona este mecanismo de georreferenciamento e comunicação com as fazendas.

 

Marcus Favoreto, presidente do Sindicato Rural de Catalão acompanhou todo trajeto e também apresentou aos visitantes a proposta que iniciou com o total apoio do Sindicato Rural de Catalão. “Nós entendemos que a Patrulha Rural é um patrimônio de todos. Hoje colhemos os frutos do excelente trabalho destes policiais. Nossas propriedades seguras, com apoio 24horas da polícia e com o produtor rural tranquilo. É isso que o Sindicato Rural quer, por isto apoiamos incondicionalmente este projeto”.

Parte dos japoneses continua em Catalão até sexta-feira, 28, e depois seguem para outros municípios goianos para conhecerem outros projetos. Dia 5 de maio o grupo se despede em um seminário com representantes da PM de todo estado em Goiânia para fazerem suas considerações sobre a visita.

 

Larissa Pacheco

Assessoria de Comunicação

 

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '