Daniel Vilela é eleito um dos 100 mais influentes do Congresso Nacional

06/09/2017

 

O deputado federal Daniel Vilela (PMDB) entrou para a lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional, organizada pelo Departamento Intersindical de Atividade Parlamentar (Diap), que desde 1994 aponta anualmente quais são os deputados e senadores de maior destaque e influência em Brasília, dentre os 594 congressistas. O ranking deste ano foi divulgado nesta segunda-feira, 4 de setembro. 

 

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 60 são deputados e 40 são senadores. Dos 20 parlamentares goianos, figuram na lista deste ano, além de Daniel, os deputados Alexandre Baldy (sem partido) e Jovair Arantes (PTB), e o senador Ronaldo Caiado (DEM).

 

Daniel, que é um dos vice-presidentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e vice-presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, é um dos 14 estreantes na lista, sendo que a maioria deles é composta por legisladores com mais de um mandato. 

 

“É uma honra muito grande constar numa lista como esta logo no primeiro mandato. O Congresso possui figuras com grande experiência e notáveis de diversas áreas de todo País, então pertencer a este grupo seleto é resultado de muito trabalho e é também uma grande responsabilidade”, afirma Daniel Vilela. 

 

Para o deputado, o reconhecimento de seus pares e servidores do Legislativo à qualidade do trabalho como parlamentar e agente político contribui para fortalecer a presença de Goiás no centro das decisões nacionais. “Isto ajuda a projetar Goiás em nível nacional e abre mais espaço para fazermos a defesa dos interesses do Estado em Brasília”, sintetiza.

 

Para chegar ao resultado, a equipe do Diap avalia, segundo o coordenador da pesquisa, Augusto de Queiroz, “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e a tomada de decisão”.

 

Daniel Vilela figurou no ano passado na lista de Parlamentares em Ascensão, elaborada pelo mesmo Diap. O instituto define os parlamentares em cinco perfis distintos, de acordo com as características que se sobressaem na atuação dentro do Congresso: Debatedores, Articuladores/Organizadores, Negociadores, Formuladores e Formadores de Opinião.

 

Daniel foi classificado como Articulador/Organizador. “São parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”, explica o estudo do Diap.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '