“Esse encontro demonstra o distensionamento político e o republicanismo de nossos governos”, diz Marconi ao lançar a Coletânea do Planejamento de Goiás

22/02/2018

 

 

Governador afirmou que a obra servirá para pesquisa de historiadores, que terão em mãos ricas informações sobre os últimos 60 anos da história de Goiás

 

 

 

Foram lançados também os livros “Reformas Administrativas nos Últimos 15 Anos” e o “Caderno de Entregas e Resultados da Aliança Municipal pela Competitividade – Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI)”

 

Ex-governador Iris Rezende afirmou que Marconi deixa sua marca em todas as áreas, e soube reconhecer e valorizar a contribuição de cada gestor para a história do Estado

 

Goiânia, 21 de fevereiro de 2018 - O governador Marconi Perillo reuniu, na tarde de hoje, três ex-governadores de Goiás para o lançamento do livro “Coletânea do Planejamento em Goiás - 1961 a 2018”. A obra reúne dados das gestões de todos os governadores, a partir da administração de Mauro Borges. Foram 14 gestores desde então. Os ex-governadores Irapuan da Costa Júnior (atual secretário de Segurança Pública), Iris Rezende (prefeito de Goiânia), e Maguito Vilela estiveram presentes no evento. Os demais gestores foram representados por familiares e outras autoridades.

 

Em entrevista à imprensa, Marconi ressaltou que os documentos reunidos em livro serão muito importantes para a pesquisa de historiadores, que poderão ter em mãos os dados dos últimos 60 anos da história de Goiás. “O secretário Joaquim Mesquita (Segplan) e sua equipe fizeram um trabalho muito bem feito de levantamento dos dados referentes a todos esses governos. Esse resultado indica claramente as fontes de inspiração e os diversos modelos e conceitos adotados em vários governos para o planejamento do Estado”, observou.

 

Marconi disse também que o momento demonstrava um distensionamento político no Estado. “Todos nós temos nossas preferências políticas, mas temos procurado realizar um trabalho motivado pelo republicanismo e pela vontade de juntar as forças goianas no que é essencial e estratégico em favor do Estado”, afirmou.

 

Questionado sobre como queria que sua administração fosse lembrada, sublinhou: “Pela modernização do Estado, pela forma republicana com que tratei todas as instituições, pelo planejamento de governo, pela ação e resultados que buscamos alcançar nesse período. Pela industrialização, trabalho social, pelo trabalho na área da Saúde, Educação, Ciência. Pela diversidade de ações que foram desenvolvidas nesse período”.

 

Joaquim Mesquita, responsável pela construção do projeto, afirmou que o objetivo era construir um verdadeiro legado para os goianos. “Resgatar o passado com olhar para o futuro”, ressaltou.

 

O ex-governador e atual prefeito de Goiânia Iris Rezende discursou em nome dos ex-governadores cujas gestões constam na Coletânea do Planejamento de Goiás. Ele, que afirmou-se honrado por ter o legado registrado junto aos demais colegas que foram gestores do Executivo, agradeceu a Marconi por valorizar a história de cada um deles. “Todos honraram e dignificaram o governo desse estado. Nem sempre isso é reconhecido. E o governador Marconi entendeu de destacar esse trabalho hoje, valorizando aqueles que se destacaram pelo desprendimento, com honra e dignidade, com sentimento de pátria”, afirmou.

 

Iris afirmou, também, que Marconi deixará suas marcas em todas as áreas da administração pública, e que Goiás se tornou referência para o País. “Goiás se tornou exemplo. É referência em todas as áreas da administração pública deste País. É o Estado que se tornou centro do Ensino Superior neste País, referência na área da medicina”, pontuou.  

 

Marconi, por sua vez, afirmou que sem os governadores que já administraram Goiás, o Estado não seria hoje tão próspero e desenvolvido.

 

 

 

 Livros:

 

 

Além do livro “Coletânea do Planejamento em Goiás – 1961 a 2018”; foram lançados também os livros  “Reformas Administrativas nos Últimos 15 Anos” e “Caderno de Entregas e Resultados”, que contém os planos de ação dos desafios pactuados pelos municípios goianos e o Governo Estadual no âmbito da Aliança Municipal pela Competitividade do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI).

 

A Coletânea do Planejamento em Goiás contém os planos de 14 governos: Mauro Borges (1961-1964), Otávio Lage de Siqueira (1966-1970), Leonino di Ramos Caiado (1971-1974), Irapuan Costa Júnior (1975-1978), Ary Valadão (1979-1982), Iris Rezende Machado (2 vezes: 1983-1986 e 1991-1994), Henrique Santillo (1987-1990), Maguito Vilela (1995-1998), Alcides Rodrigues (2007-2010) e Marconi Perillo (4 vezes: 1999-2002, 2003-2006, 2011-2014 e 2015-2018).

 

Estudantes, pesquisadores, empresários, organizações não governamentais e a sociedade civil em geral poderão encontrar na Coletânea todo o histórico de planejamento de Goiás. Também há a apresentação de cada plano de Governo, elaborada pelo próprio coordenador que trabalhou na área ou por pesquisadores.  O conteúdo completo está disponível no site do Instituto Mauro Borges (IMB), no endereço http://www.imb.go.gov.br/.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '