Final do Campeonato Goiano da Terceira Divisão: Jaraguá x Abecat Ouvidorense

15/11/2017

 

 

Na tarde de sábado (11/11) no estádio Amintas de Freitas em Jaraguá, foi disputada a decisão do Campeonato Goiano da Terceira Divisão (Série C), entre Jaraguá (melhor defesa) x Abecat Ouvidorense (melhor ataque).

 

 

 

 

O regulamento da FGF (Federação Goiana de Futebol) determinou que a final fosse disputada em jogo único, com o mando de campo do time de melhor campanha (conhecido pelo índice técnico, após uma média de pontos por jogo, pois na primeira fase, o Jaraguá esteve no Grupo B que teve seis times. A Abecat esteve no Grupo A que teve cinco times. Portanto o Jaraguá fez dois jogos a mais que a Abecat. Os times se enfrentaram dentro dos respectivos grupos em dois turnos). O time anfitrião também teve o direito de jogar pelo empate.

 

O primeiro tempo terminou sem gols. No segundo tempo, Nonato abriu o placar para a Abecat Ouvidorense aos 35 minutos. Aos 43 minutos, Irlan também de pênalti, empatou para o Jaraguá. O jogo terminou empatado por 1x1.

 

O Jaraguá se sagrou campeão invicto: Em treze jogos, sete vitórias e seis empates.

 

Os dois times já tinham vagas garantidas na segunda divisão de 2018. Surpreenderam, pois eliminaram os líderes dos grupos da primeira fase, que por terem melhor campanha, jogaram por dois resultados iguais nas semifinais. O Jaraguá eliminou o Bom Jesus (empate de 0x0 em Jaraguá e venceu em Bom Jesus por 2x0). A Abecat Ouvidorense eliminou a Jataiense (venceu em Ouvidor por 1x0 e empatou em Jataí por 0x0).  

 

Ambos disputarão a Segunda Divisão (Divisão de Acesso) do Campeonato Goiano pela primeira vez em 2018.

 

O Jaraguá, clube goiano mais antigo em atividade (fundado em 1929. Fonte: FGF) conquistou um título inédito. E o recorde de sofrer apenas um gol em treze jogos no campeonato.

 

A Abecat Ouvidorense (fundada em 2006, disputava apenas categorias de base: Fonte: FGF), também fez história ao conquistar o acesso em seu primeiro ano disputando o profissional. Teve o melhor ataque da competição com 18 gols em 11 jogos. Sendo 11 gols do veterano Nonato, artilheiro da competição e primeiro jogador a se tornar artilheiro das três divisões do Futebol Goiano.

Os demais clubes que participarão da Segunda Divisão do Campeonato Goiano em 2018 são: CRAC e Goianésia (rebaixados para a segunda divisão esse ano), Goiânia, Trindade, ASEEV, Santa Helena, Novo Horizonte de Ipameri e América de Morrinhos. O campeonato deve começar só no segundo semestre de 2018, após a Copa do Mundo.

 

Em 2018 a região sudeste terá três representantes na segunda divisão do Campeonato Goiano: O CRAC, “Leão do Sul”, único clube do interior que é bicampeão goiano da 1ª divisão (1967/2004) e que desde 2003 não disputava a divisão de acesso. O Novo Horizonte, “Fantasma do Sudeste”, vice campeão goiano da 1ª divisão em 2002 e 2003  e que não disputa a Elite do campeonato desde 2008. E a estreante Abecat (Associação Beneficente Catalana e Ouvidorense).

 

Os torcedores da região estão ansiosos pelo primeiro confronto entre CRAC x Abecat. Após o acesso da Abecat, surgiu um novo clássico no futebol goiano, que pode ser chamado de “Abecrac” (junção dos nomes dos clubes) ou “felinos do cerrado” (leão, mascote do CRAC e onça, mascote da Abecat.).

 

A FGF inovou e em 2018, quatro clubes ascenderão à elite do futebol goiano em 2019. A 1ª divisão atualmente é disputada por dez clubes mas a partir de 2019, serão doze.

Autor: Eduardo Rainelle, jornalista esportivo freelancer.

Data: 12/11/17

Fonte: www.fgf.esp.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '