Henrique Duarte e aliados é eleito para o 7º mandato consecutivo no comando da COACAL

22/03/2017

Na tarde desta segunda (20.03), diante realização da Assembleia Geral Ordinária a COACAL - Cooperativa Agropecuária de Catalão deliberou inúmeras pautas constantes no Edital de Convocação, dentre elas: aprovação das contas do exercício 2016, perdas e sobras, eleições dos conselhos fiscal anual e administrativo para o biênio 2017/2019.

 

Duas chapas se apresentaram na disputa de um lado a Chapa 1 formada pela atual Diretoria: Carlos Henrique Arruda Duarte (Presidente), Romildo Antônio da Silva (Diretor de Operações) e Ronaldo Rodrigues de Avelar (Diretor de Desenvolvimento). E de outro lado a chapa 2 concorreu com os produtores e empresários: João Batista Pereira – João do Alô Criança (Presidente), Marcos Moreira Felix (Diretor de Desenvolvimento) e Silvano da Guia (Diretor de Operações).

 

194 produtores de leites presentes a Assembleia e aptos a votarem participaram da eleição, a atual diretoria encabeçada por: Carlos Henrique Arruda Duarte, atual presidente da Cooperativa, que concorreu ao 7° mandato consecutivo e venceu o produtor João Batista Pereira. A diferença de 33 votos.

 

Henrique, da chapa 1, obteve 85 votos e João Pereira, da 2, 52. Três associados anularam os votos e outros dois votaram em branco. A COACAL possui atualmente um quadro de 1693 cooperados, mas apenas 144 votaram. Segundo o estatuto da entidade, teve direito de participar do processo eletivo apenas os produtores rurais que na véspera da eleição estivessem fornecendo leite para a Cooperativa.

 

“Esta vitória não é resultado de alguns dias; é consequência de um trabalho que venho fazendo há mais de doze anos e da força de Deus. No 7° mandato uma das nossas preocupações passa pelo envelhecimento dos produtores, o processo sucessório familiar, a desmotivação ou melhores alternativas de atividade de leite verso agricultura, que nos faz refletir o atual cenário da bacia leiteira da região. O que também nos leva a repensar o objetivo da COACAL. A inclusão da COACAL no setor agrícola é inevitável, seja em parceria, fusão, ou aglutinação, modelos adotados em diversas sociedades. Agora nas sociedades cooperativistas.” Esclarece Henrique Duarte

 

O fortalecimento não só da COACAL, mas como a maioria das cooperativas passam por essa discussão e merecem ser avaliadas. Rever a vocação e as tendências do homem do campo, a disponibilidade de mão de obra e as condições de produção, auxiliando no que for necessário. Estimular o fortalecimento das associações, solidificando a união dos produtores, consequentemente contribuindo para superar a escala de produção de leite e atraindo mais produtores, ressalva o presidente reeleito 

 

Elaborar junto aos cooperados um processo de sucessão de cargos e um novo sistema de governança administrativa. Rever assistência técnica e o quadro social e continuar investindo em palestra e treinamento para termos colaboradores preparados para atender nossos produtores. Dar uma nova dinâmica ao posto de combustível e na loja agropecuária seja em parceria ou terceirização, salienta o diretor presidente.

 

As parcerias sempre foram necessárias principalmente com os órgãos e entidades públicas, agora com a Prefeitura Municipal de Catalão via Secretaria de Agricultura e diversas secretarias. Enfim, temos plena convicção que sempre é momento de recomeçar com o apoio e a participação dos produtores, com as bênçãos de Deus e com a UNIAO de todos que sempre será nossa maior FORTALEZA, podemos convictos superar os obstáculos, conclui Henrique Duarte.

 

Um dos associados apto a votar e fez questão de votar foi o prefeito de Catalão Adib Elias (PMDB) que declarou apoio a chapa 01 encabeçada por Carlos Henrique Duarte.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '