Lideranças do governo estadual projetam Goiás ao assumirem funções de relevância nacional

20/04/2017

 

 

Na lista de representantes de Goiás em funções nacionais estão pelo menos oito secretários: Joaquim Mesquita, Ricardo Balestreri, Maneol Xavier, Coronel Carlos Helbingen, Henrique Tibúrcio, Rafael Lousa, Maria Zaíra Turchi e Luiz Stival

 

A gestão moderna e ousada implementada pelo governador Marconi Perillo em Goiás, desde seu primeiro mandato, vem rompendo barreiras territoriais, ganhando cada vez mais evidência no cenário nacional e resultando também na projeção de lideranças do Governo de Goiás, que passaram a ocupar cargos e funções de destaque nas mais diversas áreas da administração pública do país.

 

 

 

 

Atualmente, já chega a oito o número de gestores escolhidos por Marconi para o primeiro escalão, comando de secretarias e agências, que conquistaram postos nacionais em sua área de atuação. O reflexo direto está na modernização da gestão adotada nos últimos anos, que tem sido capaz de projetar a atuação dos formuladores das áreas que estão se tornando referência para o país.

 

Um exemplo é Maria Zaíra Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Ela é a nova presidente eleita do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Zaíra Turchi, que já atuava como vice-presidente da entidade nos últimos dois anos, foi eleita por aclamação, no mês de março, pelos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) presentes na reunião do Fórum Confap, em São Paulo (SP). Ela é a primeira mulher a assumir a presidência da entidade.

 

Responsável por outra área que tem projetado o Estado de Goiás, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, foi recentemente reeleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração (Consad) para o biênio 2017/2018.  A presidência fica com a secretária de administração da Paraíba, Livânia Maria da Silva Farias. Também compõe a diretoria a secretaria de Administração do Acre, Sawana Leite.  No Conselho Fiscal ficaram os representantes da Bahia, do Pará e de Roraima.

 

Outra conquista importante para Goiás foi a vitória, no fim de março (dia 29), do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri, na disputa pela presidência do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. Ele sucedeu no posto o vice-governador José Eliton, que em dezembro deixou a pasta para assumir nova missão do governo de Goiás.

 

Balestreri tem agora como vice-presidente o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Menezes. Após ser indicado e aclamado pelo colegiado de secretários, Balestreri declarou que essa nova missão é um desafio importante e observou que o país vive um momento difícil, com índices de criminalidade superiores aos de uma guerra. Mas, para ele, o trabalho pujante do Pacto Integrador faz renascer a esperança no Brasil. “Não podemos mais continuar sem esperança e, como gestores públicos, cabe a nós retomar a esperança e levá-la a toda a população”, disse.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Coronel Carlos Helbingen, foi reeleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros, mostrando que sua primeira presidência foi muito bem aceita e aprovada pelos integrantes nacionais das corporações de bombeiros.

 

Presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho também ocupa função de destaque nacional, atuando como diretor regional Centro-Oeste da Associação Nacional dos Detrans (AND).  O objetivo da AND é congregar os Departamentos Estaduais de Trânsito para o estudo e solução das questões relevantes relacionados com o trânsito e sua legislação, bem como desenvolver o intercâmbio e representar seus associados junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e entre órgãos federais, estaduais e municipais.

 

Não menos importante, o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Rafael Lousa, vai comandar a Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju). A eleição, realizada também em março, em Brasília (DF), se deu por consenso entre todos os presidentes de Juntas Comerciais do Brasil. A chapa liderada por Lousa estará à frente da entidade pelos próximos 12 meses e terá como metas a simplificação e a padronização dos procedimentos registrais para todo o Brasil.

 

Pasta fundamental ao desenvolvimento do setor de negócios no Estado, a Goiás Fomento teve seu presidente, o advogado Henrique Tibúrcio, também eleito diretor da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A entidade é de fundamental importância para fomentar e contribuir para o desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental – do país.

 

Presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival também foi eleito recentemente vice-presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). A entidade congrega secretários de habitação e presidentes de companhias de habitação, sendo uma das mais importantes do setor no país.

 

Goiânia, 13 de abril de 2017.

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

 

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '