Resultado das políticas de incentivo do Governo de Goiás, cresce abertura de empresas no 1.º semestre

26/07/2017

Entre janeiro e junho deste ano, 9.712 novas empresas se registraram no Estado, o equivalente a duas a cada hora, mostra levantamento da Juceg

 

 

 

Número de registros supera em 5% total de empresas abertas no mesmo período do ano passado; segundo o presidente da Juceg, Rafael Lousa, expansão é consequência das medidas adotadas pelo governo Marconi Perillo para mitigar efeitos da crise econômica no Estado

 

Dados mostram que mulheres estão empreendendo mais no Estado: elas abriram 29% dos negócios, diante de 22% no mesmo período do ano passado

 

A abertura de empresas no primeiro semestre deste ano em Goiás foi 4,9% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) somou 9.712 novas inscrições contra 9.257 no mesmo período de 2016. O saldo médio mensal de registros no primeiro semestre foi de 1.666 novas firmas. Por dia, a média foi de 54. Ou seja: 2 empresas ganharam vida a cada hora entre janeiro a junho deste ano em Goiás.

 

O presidente da Juceg, Rafael Lousa, avalia que este desempenho é motivador e revela o dinamismo da economia de Goiás, mesmo diante do cenário de retração econômica vivenciado no País neste período, e demonstra o acerto das políticas públicas implantadas pelo Governo Estadual. "Goiás está a frente neste cenário de crise. Esse aumento no número de registro de empresas está diretamente em sintonia com o lugar que Goiás ocupa no ranking de geração de empregos”, afirma.

 

Ele destaca ainda a importância para este processo do Portal do Empreendedor Goiano, sistema lançado pela Juceg há 2 meses, que passou a ser de uso exclusivo no último mês e que  permite o registro de atividades mercantis de forma 100 % online, garantindo facilidade na abertura de novos negócios.

 

“Pelo Portal foram tramitados mais de 13 mil processos, com  redução no tempo médio de entrega final de 7 para 3 dias, independente do tipo jurídico ou lugar de protocolo no Estado. Buscamos melhorar nossos serviços constantemente”, afirma. 

 

Distribuição

A cidade de Goiânia lidera o ranking de registros com 3.488 novas empresas constituídas, seguida por Aparecida de Goiânia com 505 e em terceiro lugar Anápolis com 437 novos registros. 

 

O comércio varejista de roupas e acessórios está no topo da lista de atividade econômica que mais foi aberta neste semestre, acompanhado por novas empresas da construção civil, com 260 aberturas cada. Em terceiro lugar está a atividade de restaurantes e similares com 257 novos registros.

 

Na divisão por gênero, os homens representaram 71% dos empresários que abriram o novo negócio e as mulheres 29%. O número revela o avanço porcentual no número de empreendedoras. A média dos outros semestres era de 22%. 

 

O numero de baixas empresariais, por sua vez, foi de 5.812. Houve também um incremento de 8% (em 2016, foi de 5.349). Isso decorre do programa implementado pela Juceg de celeridade tb na baixa de empresas. "Muitos estão aproveitando a facilidade para resolver antigas pendências e liberar o nome para novos negócios".

 

Foco na qualidade

A busca pela melhoria na qualidade dos serviços, que facilitem o registro mercantil, é uma meta que integra o planejamento estratégico da autarquia. Na última semana, a Juceg foi o único órgão público em Goiás a receber o Prêmio da Excelência em Gestão de Goiás (PEGG),concedido pelo Movimento Goiás Competitivo (MGC). A premiação foi na categoria Compromisso com a Excelência e conferiu à Juceg o reconhecimento pelas práticas inovadoras e de destaque na execução e oferta de seus serviços, no ciclo 2017.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '