Secretário da Saúde de Catalão afirma que vai investir em qualidade de atendimento e otimização de recursos

25/08/2017

 

 

O secretário de Saúde do Município, Fernando Netto, durante entrevista nesta segunda-feira (21/08), para levar à comunidade, informações sobre diversos assuntos ligados à sua pasta.

 

 

 

 

Numa parceria da Prefeitura de Catalão - Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde uma série de mudanças estão sendo implementadas para uma melhor qualidade de atendimento à população de Catalão.

 

Objetivando ampliar a cobertura dos serviços de saúde, dentre as melhorias em andamento estão a construção e reformas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a readequação da UPA, (Unidade de Pronto Atendimento), do Centro de Pediatria e do Hospital Materno Infantil; nova frota de ambulâncias do SAMU, 9 veículos zero quilômetros sendo: três ambulâncias, dois automóveis, uma caminhonete e três vans; a compra de uma ambulância especializada em transporte de pacientes infantis - UTI Móvel Neonatal; exames e cirurgias de alta complexidade; logística para medicamentos na Farmácia Municipal; equipamentos e melhorias para o Centro de Referência em Reabilitação (CRR); reestruturação do Centro de Especialidades e do Centro de Diagnósticos; convênios com hospitais e clínicas particulares de Catalão; número de dentistas e a capacidade de atendimentos no Centro Integrado Odontomédico (CIOM); e reestruturação do atendimento na Casa de Catalão em Goiânia.

 

Um dos principais focos da nova administração é a parceria com a comunidade e, para isto, o prefeito Adib Elias (PMDB) e o secretário de saúde Fernando Netto, iniciaram um diálogo com o Ministério da Saúde e, também, estão estabelecendo o mesmo nível excelente de comunicação com as demais instituições e entidades do município, tudo em prol do desenvolvimento e melhorias na saúde.

 

De acordo com o secretário de saúde, Fernando Netto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catalão, localizada na Avenida Dr. Lamartine, passará por readequações para melhoria do serviço público prestado. “Estou discutindo com prefeito o que será melhor para UPA. A tipo 7 ocupará um mil e quinhentos metros quadrados da área lá construída, se mantermos a UPA tipo 1, já que o pronto-socorro da Santa Casa reassumiu a condição de grande salva guarda da saúde de urgência e emergência de toda nossa região, levaremos lá para dentro da UPA, o Centro de Especialidades, com especialistas de todas as áreas atendendo lá todos os dias. Iremos chegar a uma definição até o final deste mês”, declarou.

 

Sobre a Santa Casa de Catalão, Fernando Netto disse que está se mantendo atento a qualidade do atendimento à população, e disse ainda estar satisfeito sobre os convênios com os demais hospitais da cidade. “Sobre o serviço com a Santa Casa já foi dialogado, está caminhando muito bem. O Dr. Agnaldo Gonçalves Mesquita, provedor da Santa Casa, entrou com muita vontade, já determinou algumas alterações. Hoje, o pronto-socorro da Santa Casa cumpre fielmente aquilo que foi destinado a ele. Já os convênios que o Hospital Nasr Fayad e São Nicolau, estamos mantendo em dia o pagamento; o atendimento em cardiologia dentro do Hospital Nasr Fayad e de nefrologia no Hospital São Nicolau com consultas e exames, tudo custeado com recursos públicos, ” afirmou o gestor da área de saúde de Catalão.

 

O secretário adiantou que o serviço de saúde pública de Catalão receberá em breve um importante reforço com a compra de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel neonatal de suporte avançado. A autorização para compra da ambulância foi assinada pelo prefeito Adib Elias. A UTI Móvel será adquirida com recursos próprios e vai custar R$ 160 mil aos cofres públicos. “Uma UTI Neonatal, para ela ser completa, não basta ter suas dependências físicas e seus equipamentos necessários, ela precisa ter o médico plantonista e precisa ter toda uma retaguarda de cirurgiões. Infelizmente Catalão não tem essa estrutura, nós teremos todo suporte de vida necessário dentro do Hospital Materno Infantil, e se necessário, teremos o transporte dessa criança para uma intervenção cirúrgica de urgência. Nós iremos ter uma ambulância móvel UTI Neonatal para levá-la em qualquer lugar do país. O melhor investimento em UTI Neonatal, é você fazer um pré-natal bem feito, é diagnosticar a má formação do feto ainda no útero, fazendo uma ultrassonografia das mais modernas possíveis e contratando profissionais da mais alta competência, tudo isso a partir de setembro deste ano. No Materno Infantil, vamos fazer uma reforma profunda, dando início à construção da UTI Neonatal e disponibilidade de toda a área onde era o Centro de Diagnóstico, mas enfermarias para que possamos atender ainda mais partos”, declarou Fernando Netto.

 

Sobre o horário de atendimento do Centro Integrado Odontomédico Dr. Edson Faiad (CIOM), foi estendido e o número de dentistas ampliado. A unidade, que atendia apenas casos de urgência, ampliou seus atendimentos com a adesão de mais profissionais ao programa. Agora, serão realizados também os procedimentos de restauração, pequenas cirurgias e limpeza (raspagem). Segundo o secretário, são em média 150 próteses por mês, centenas de tratamentos de canal e tratamento periodontal.

 

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde entregará R$ 150 mil em equipamentos e melhorias para o Centro de Referência em Reabilitação (CRR), localizado no Jardim Primavera, em frente ao CAIC. Toda a estrutura física será reformada, proporcionando conforto às pessoas que são atendidas diariamente. O secretário de saúde também conta que a unidade de pediatria na Vila União, a partir de setembro, contará com mais novos pediatras especialistas em cardiologia, neurologia, dermatologia e pneumologia.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '