Sistema de monitoramento de Goiandira terá cobertura de vigilância de todo o município

03/04/2017

A cidade de Goiandira passou no dia (30/3) a contar com monitoramento de toda a área do município por meio de câmeras de vigilância, que funcionarão 24 horas. A iniciativa de incrementar o sistema de segurança pública local foi do promotor Lucas Arantes Braga, titular da Promotoria de Justiça de Goiandira.

 

 

 

 

A cerimônia de inauguração dos equipamentos no salão da Câmara Municipal, com a participação de integrantes do Ministério Público de Goiás, incluindo o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das Polícias Civil e Militar e da comunidade.

 

As 14 câmeras de monitoramento estão instaladas em 9 pontos do município, fazendo uma cobertura de toda a cidade, especialmente das estradas e trevos de entrada e saída. Conforme necessidade previamente observada, os equipamentos foram instalados na entrada do Fórum, que fica na rodovia GO-210 (Ponto 1); na entrada da cidade, no trevo que liga o município a Catalão pela rodovia GO-305 (Ponto 2); na frente da Escola Estadual Dom Emanuel (Ponto 3); na Rua do Fogo, onde tem início uma estrada de terra que liga o município a Catalão (Ponto 4); no viaduto, região central da cidade e área comercial (Ponto 5); no Setor Primavera, próximo ao destacamento da PM (Ponto 6); no trevo para o município de Nova Aurora (Ponto 7); em frente à unidade prisional (Ponto 8), e na torre da rádio, em frente à agência do Banco do Brasil (Ponto 9).

 

As câmeras foram adquiridas com recursos provenientes de termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), termos de ajuste de conduta (TAC) e em suspensões condicionais do processo (SCP), cuja destinação foi definida pelo Ministério Público de Goiás e pelo Poder Judiciário em favor do Conselho da Comunidade para implantação de projetos de interesse social. A central de monitoramento está instalada na 2ª Companhia Destacada da Polícia Militar.

 

A iniciativa

 

Segundo esclareceu o promotor Lucas Braga, as câmeras auxiliarão as Polícias Civil e Militar na atuação preventiva e também na identificação de pessoas e veículos, caso seja necessária a verificação para a apuração de crimes. “As câmeras foram colocadas em locais estratégicos, cobrindo todas as entradas e saídas da cidade, assim como na região central, o que já tem coibido, por exemplo, a atuação de pessoas envolvidas com a venda de drogas”, afirmou.

 

Conforme ponderou, o sistema poderá coibir crimes como tráfico, roubo de carros, de carga, assalto a banco, sequestro ou aliciamento de adolescentes. Ele esclareceu ainda que os equipamentos têm alta qualidade de definição de imagem e funcionamento remoto, por meio de rede de internet sem fio.

 

Em seu primeiro ato público como procurador-geral de Justiça fora da capital, Benedito Torres assegurou que fez questão de participar do evento, como forma de reconhecer o empenho e a dedicação do promotor Lucas na atuação na comarca. “Este é um projeto fundamental para a segurança pública, que deve ser expandido para todo o Estado”. Ele acrescentou ainda que é uma proposta que contribui para a defesa da cidadania.

Ao também reconhecer a importância da iniciativa do promotor, o juiz da comarca, Hugo Gutemberg Patino de Oliveira, reiterou o apoio do Poder Judiciário à proposta, garantindo que o município de Nova Aurora, integrante da comarca, tem interesse de receber, do mesmo modo, o monitoramento. “As boas ideias florescem; e isso acontece graças à atuação comprometida da promotoria local”, destacou.

 

A vigilância no município vizinho, de acordo com Lucas Braga, dependerá também do apoio da sociedade, assim como aconteceu em Goiandira. “Este foi um sonho idealizado para esta comunidade, que somente foi possível ser concretizado com o apoio de diversas pessoas, que reconheceram a importância da proposta”, observou.

O chefe de gabinete de Procuradoria-Geral de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça, igualmente ponderou a importância do projeto, afirmando que é uma iniciativa que constrói, em uma relação harmoniosa entre MP e Tribunal de Justiça que edifica. O prefeito de Goiandira, Odemir Moreira de Melo, reiterou que é de interesse do município auxiliar na manutenção do sistema de vigilância, o que deverá oferecer mais tranquilidade à população. “Esta é uma das mais importantes conquistas da população, por isso, a prefeitura se compromete a oferecer mais câmaras para ampliar as condições de vida da população”, assegurou.

 

Protagonismo social Ao finalizar a cerimônia, o promotor Lucas Braga reiterou os agradecimentos a todos os que contribuíram para a consolidação da proposta. Conforme ponderou, a atuação do Conselho da Comunidade, cuja restruturação foi articulada pelo Ministério Público, foi essencial para este projeto.

Por meio do conselho também foi possível promover outros benefícios à comunidade, como a compra de novos uniformes para a Banda Marcial Francisco José de Jesus. A banda prestigiou o evento entoando o Hino Nacional ao início da cerimônia e outras canções.

 

Compuseram ainda a mesa de abertura do evento o promotor Roni Alvacir Vargas, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Catalão; o presidente da Câmara de Goiandira, Antônio Raimundo Sobrinho; o comandante do 18º Batalhão da PM, tenente-coronel Carlos José da Silveira; o delegado regional Jean Carlos Arruda; o delegado do município, Victor Manuel Marin, além do presidente do Conselho da Comunidade, Valdercy Bernardes de Oliveira. (Texto: Cristina Rosa - fotos: Leandro Coutinho / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

 

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

O conteúdo do sdnews é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2017 "SDNEWS.COM.BR".  Liderança Bureal de Criação 'André Martins '